15 de janeiro de 2013

Lisboa tem uma Casa do Cinema

A Casa do Cinema será inaugurada já dia 17 de Janeiro, às 11h, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e da Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

O edifício na Rua da Rosa, 277 (Bairro Alto, Lisboa), foi cedido e adaptado às novas funções pela Câmara Municipal de Lisboa, em resposta às inúmeras solicitações por parte de vários festivais e instituições ligadas ao cinema, que há muito tempo se debatiam com dificuldades para encontrarem espaços adequados ao funcionamento das suas estruturas.

A partir de 17 de Janeiro, a Casa do Cinema passará a ser habitada e partilhada por nove entidades: Academia Portuguesa de Cinema; APORDOC – Associação pelo Documentário, Associação Portuguesa de Realizadores; DuplaCena; FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa; IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente; MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa; Monstra - Festival de Animação de Lisboa; e Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer.

Será já na nova sede que o FESTin irá ultimar a sua 4ª edição, que acontecerá de 3 a 10 de Abril, no Cinema São Jorge. Encerradas as inscrições, decorre atualmente a fase de seleção de filmes que irão integrar as seções competitivas, bem como a programação das Mostras de Cinema de Angola – o país a ser homenageado em 2013 -, Cinema Brasileiro e de Inclusão Social.


Fabulosa iniciativa que não se imagina com pernas para andar noutra cidade visto que nenhuma tem a quantidade de grandes festivais de Lisboa. Aguardamos com expectativa as iniciativas que daqui sairão.

1 comentários:

Rafael Barbosa disse...

Não tinha conhecimento mas é uma óptima iniciativa sem dúvida.

Cumprimentos,
Rafael Santos
Memento Mori