5 de março de 2013

FESTin 2013 anuncia a programação provisória

O FESTin regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 3 e 10 de Abril de 2013, para a sua quarta edição. Entre as novidades na programação, destaca-se uma homenagem ao prestigiado Festival de Gramado (Brasil) que, entre diversos filmes premiados, traz a Lisboa a estreia do filme Colegas, protagonizado por três atores com Síndrome de Down, que está a ser um fenómeno de sucesso no Brasil; o cinema de Angola será também homenageado através de uma parceria com o o IACAM – Instituto Angolano de Cinema Audiovisual e Multimédia. Haverá ainda uma maratona de documentários, uma mostra dedicada ao público infanto-juvenil e o I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema, que reunirá pela primeira vez profissionais ligados ao jornalismo, crítica e divulgação cinematográfica num debate sobre o setor.

Estas sessões vêm juntar-se ao programa habitual do FESTin, constituído por duas sessões competitivas (longas e curtas-metragens), Mostra de Cinema Brasileiro (longas e curtas-metragens) e Mostra de Inclusão Social, para além de oficinas de iniciação ao cinema para crianças e jovens e mesas redondas.

Ao longo de uma semana serão exibidos 77 filmes, entre 24 longas e 53 curtas-metragens (ficção, documentário e animação), provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Uma vez mais destaca-se a forte presença de filmes oriundos do Brasil, que continua a concorrer em peso ao FESTin.

Para além de um novo troféu desenhado pelo artista plástico Marcos Marin, o FESTin espera que, com o apoio do público, seja possível atribuir um valor monetário aos vencedores das melhores longas e curtas-metragens eleitas pelo júri, através de uma campanha de financiamento colectivo em vigor até ao fim de Março no site da Zarpante através do link http://www.zarpante.com/investment/festin-2013-1109.
Participe e tenha acesso a recompensas exclusivas!

Sobre o Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema de dia 4 de Abril (18h, Sala 2), uma ideia semelhante aos encontros de blogs que organizamos anualmente desde 2010 (dia 9 pelas 15h há outro no Rivoli) dizem ainda:
Dirigido por duas jornalistas, o FESTin, a partir desta 4ª edição, irá organizar um Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema, procurando suscitar o debate sobre a importância do papel desempenhado por estes profissionais na divulgação do cinema junto do grande público. Com uma mesa composta por convidados internacionais, entre jornalistas, críticos e representantes institucionais, pretende-se com esta iniciativa anual valorizar o jornalismo cultural e, em particular, o que se dedica à reflexão sobre a sétima arte, numa época em que, devido às crescentes dificuldades de sobrevivência dos meios de comunicação social, se assiste a um desinvestimento na cobertura de iniciativas culturais, de que os festivais de cinema são um exemplo.

Direcionada aos jornalistas da área, mas aberta ao público, esta primeira mesa-redonda contará com a participação, entre outros, do crítico espanhol Ángel Quintana, coordenador da Caiman Cuadernos de Cine; de Ivonete Pinto, Vice-presidente da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema; da jornalista Letícia Constant, editora de Cultura da Rádio França Internacional de Paris; e de Fermín Cabanillas Serrano, correspondente da Agência EFE de Huelvas (Espanha), sob a mediação do jornalista português José Vieira Mendes.

Sem comentários: