3 de maio de 2014

O excesso de cinema faz mal?

O título pode parecer exagerado, mas é algo que deve estar cientificamente provado depois do que testemunhei hoje. Foi-me dito indirectamente que não devia ver mais de um filme por dia.
O que se passa é que o UCI está novamente com aquela promoção permanente que premeia a regularidade. Pelo menos desde Março que quem voltar em menos de 15 dias tem um bilhete com desconto.
No feriado fui ao cinema para uma sessão e recebi o tal vale. Chamemo-lhe vale 0. Sábado ia ser um dia completo com sessões do nascer ao pôr-do-sol. Ou das 13 à 1 para ser correcto. Os cinemas ainda não se adaptaram a pessoas como eu. Comprei três bilhetes para a primeira sessão com o vale 0 e apesar de me terem dado o vale 1 só me deram pontos por um bilhete no cartão (fui ver ao site). Para a segunda sessão comprei dois bilhetes, usei o vale 1, recebi o vale 2, e deram-me pontos por dois bilhetes. Para a terceira sessão ao comprar mais dois bilhetes disseram-me que excepcionalmente ia poder usar o vale mas que era só a partir do dia seguinte, e que não podia pôr mais pontos no cartão por ter excedido o limite diário.

O que está mal?
1) na primeira compra não me terem dado todos os pontos a que tinha direito (no site ficou registado como um bilhete, quando foram três)
2) será que na segunda compra desrespeitaram as regras, dando pontos quando usei o vale (sempre o fizeram) e aceitando um vale do próprio dia (da última vez que fizeram essa promoção funcionou)?
3) na terceira compra terem apresentado tantas dificuldades e um limite nos pontos aos três bilhetes.

Aqui fica um extracto do regulamento:
4 . A UCI Cinemas reserva-se o direito de não oferecer os pontos nas compras de bilhetes que já tenham beneficiado de descontos ou de outras vantagens promocionais.
5. O titular do cartão UCICARD poderá solicitar a obtenção de pontos por não mais do que 4 bilhetes por sessão e por dia, não sendo, portanto, permitida a acumulação mais de 80 pontos por sessão e por dia.

Se na venda 1 seguiram o ponto 4, foi a primeira vez. Se na venda 3 queriam aplicar o ponto 5, algo correu mal.

Fará sentido uma sala que tem dez a quinze pessoas por sessão, colocar entraves a quem vá a muitos filmes? Há custa disso perderam vendas para as sessões das 21:30 e 0:20, para amanhã...

A solução será muito simples. We Kill the Batman. Ou pelo menos, matamos os limites. Haver um limite no cartão é fácil, basta ir alternando com outra pessoa. O dos vales será mais difícil, mas pelo que li não são específicos que não pode ser no mesmo dia pelo que voltarei a tentá-lo quando me apeteça ver dois, três, quatro ou cinco filmes num só dia. Se não quiserem, saco do cartão para ver o filme de graça com os pontos acumulados. E se quando acabarem os pontos, tiverem algum problema com isso, posso sempre ir para outro cinema onde seja bem-vindo, mesmo com o incómodo dos intervalos.

Todavia, desincentivar que se veja mais de um filme por dia, quando já tive semanas em que vi entre 10 a 14 filmes diários sem provas de perturbações mentais (repito, não há provas!), é algo ridículo. Em vez de afugentarem os bons clientes deviam distingui-los com um cartão gold ou algo assim.

2 comentários:

Ozpinhead disse...

Espera aí, deixa ver se percebi bem. Já viste 10 a 14 filmes num dia? Na íntegra?

Nuno disse...

Isso é o normal no Marché du Film, com 50 salas a passarem filmes. Não via todos inteiros porque muitos eram lixo, mas era normal ver 7 inteiros e várias meias horas de outros.

Quando fiz a maratona Woody Allen cheguei a ver 14 dele em 48h.