16 de junho de 2014

Porto7 esta semana na Foz do Porto

A sétima edição do Festival Porto7 – Festival Internacional de Curtas–metragens do Porto irá decorrer de 18 a 22 de Junho no Castelo da Foz com extensão ao Teatro da Vilarinha.

As competições terão lugar no Castelo da Foz. Todos os dias haverão duas sessões competitivas por noite. A primeira tem inicio às 21h45 e a segunda às 23 horas.
No sábado de tarde, dia 21 às 15h30 irá decorrer uma homenagem ao Mestre Eduardo Coutinho e será projectada uma das suas obras.
O anfitrião será o Professor Doutor Paulo Schettino (Prof. Visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) também realizador, que nos irá falar deste Mestre do Cinema desaparecido recentemente.

Todas as actividades do festival são de entrada livre.

Um dos objectivos deste ano é contrariar a tendência de concentrar a maioria dos eventos culturais no centro da cidade e mostrar que há muito mais na Cidade do Porto, para além dessa zona.
O Porto7 aventura-se mais uma vez a realizar um evento fora do circuito habitual e do conforto das salas de espectáculos.
Este ano deslocou-se para a Foz do Douro e está precisamente onde o rio se junta com o mar, no Forte de S. João Baptista da Foz mais conhecido como Castelo da Foz ou Forte da Foz.

Desde o início (2008) que um dos diversos objectivos do Porto7 é mostrar e divulgar diferentes lugares/espaços da Cidade do Porto a Portugal e ao Mundo.
Nada melhor que realizar um festival internacional de cinema num edifício construído no final do séc. XVI para atingir esse objectivo.

O Teatro da Vilarinha é um antigo Posto da Guarda-fiscal, construído no final do séc. XIX. Este teatro é a residência do “Pé de vento”, uma das companhias profissionais de teatro mais antigas e em actividade na cidade do Porto.
Aqui vão decorrer nas tardes do dia 19 e 20 de Junho, diversas sessões não competitivas dirigidas a públicos específicos (crianças e seniores)

O papel principal do Porto7 é apresentar na sua programação filmes inéditos ou raros, incluindo obras recentes, filmes de reportório ou filmes que raramente são distribuídos.
A organização do Festival Porto7 continuará a proporcionar a toda gente interessada, o acesso à cultura cinematográfica de forma gratuita.

Em competição vão estar 19 curtas-metragens de ficção internacional, 7 de ficção nacional, 6 documentários e 9 animações.
A competição de vídeoclipe estará integrada no After Festival.

A 7ª edição do Porto7 terá 8 Estreias Mundiais, 3 Estreias Europeias e 15 estreias em Portugal.

Transporte gratuito e diário desde o centro da cidade para o Festival Porto7

O Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto irá ter durante os cinco dias do evento, um transporte gratuito que levará as pessoas interessadas até ao Castelo da Foz.
Este transporte terá a sua paragem na Praça da Liberdade em frente ao conhecido restaurante multinacional de “fast food”. O horário de partida é às 21h15.

Ao longo dos cinco dias de festival com excelentes filmes, o Porto7 terá algumas degustações e sorteios para o publico com diversas ofertas dos nossos Parceiros Culturais.

Tenha um bom festival.

0 comentários: