19 de julho de 2014

Nasceu um novo festival na Trofa

A primeira edição do CineTrofa vai percorrer mais de vinte países através do cinema e da literatura, pondo o público a "ler os filmes".

O CineTrofa 2014 - Festival Internacional de Cinema e Literatura da Trofa, promete revolucionar este jovem município e colocá-lo no mapa nacional através de uma "marca cultural" única no seu género à escala europeia.

Outra meta, disse o presidente da câmara local, Sérgio Humberto, é "alterar mentalidades na população para lhes criar apetência para a cultura": "É uma actividade completamente fora da caixa. As sessões vão ser ao ar livre. Vamos levar o cinema e a literatura às pessoas. Não vamos chamar as pessoas a um espaço fechado".


A organização é composta pela Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR) e pela câmara municipal, estando a programação a cargo de António Reis.
"Pretende-se devolver o lugar que a literatura tem na história do cinema" Pois a ligação, ainda que óbvia, não tem sido tratada da forma devida pelos festivais existentes.

Um dos pontos fortes da programação será o nosso único Nobel da Literatura, José Saramago. "É difícil falar de literatura sem falar de Saramago, mas também é difícil falar de Saramago sem falar das adaptações para cinema. Existem longas, uma média e uma curta-metragem, pelo menos, inspiradas em Saramago e portanto poderá dar-se uma nova forma de ver o Nobel".



O evento central do CineTrofa 2014 será ao longo dos primeiros quatro dias de Outubro, quando serão feitas as principais projecções de filmes e tertúlias, mas começa em Agosto com um ciclo de cinema nas freguesias da Trofa, 24 horas de animação de rua de 09 para 10 de Agosto, noite de lua cheia, e uma sessão de CineTrofa fora de portas com projeção na praia da Póvoa de Varzim, a 29 do .

A 06 de Setembro, fim-des-semana também com a lua quase cheia, o CineTrofa dá-se a conhecer através de sessões ao ar livre em ruas fechadas ao trãnsito, mas com as lojas abertas, e espectáculos variados: artes circenses, pinturas faciais, bares e actuação de DJ.

0 comentários: