28 de junho de 2014

De volta ao ponto zero

Empire em Portugal chega ao fim
Esta será a última Empire Portugal a chegar às bancas. Infelizmente, não foi possível resistir mais à erosão do mercado e do investimento comercial.
A todos os nossos leitores e parceiros, o nosso profundo obrigado por todo o apoio e pelo carinho e respeito que sempre nos direcionaram, e acreditem que todos lamentamos esta triste notícia.
Usufruam desta última edição que, como sempre, está repleta de artigos realmente interessantes e exclusivos.
Como diz Coppola: “A partir do momento em que participam na descoberta mágica do cinema, torna-se o vosso amor para sempre.”
Acreditamos que toda esta comunidade que criámos nestes três anos partilha desta magia do cinema e esperamos ter contribuído para que o tenham descoberto um pouco mais.
Até sempre!

Não deixa de ser surpreendente como tudo no cinema é por fases. Sejam os filmes de um subgénero que se sucedem nas salas, até às ideias de lançar revistas de cinema, parece que é tudo por ondas. Há dois anos Portugal chegou a ter quatro revistas físicas de cinema simultâneas nas lojas. Em Julho não terá nenhuma. Enquanto isso, no digital todos os anos aparece uma.
Talvez seja altura de investirem num formato digital rentável em vez de se prenderem ao formato físico. Claro que um cineasta tem sempre algo de coleccionista e prefere algo palpável, mas sejamos realistas. Não parece que o papel alguma vez recupere. Se até os livros que são eternos estão a ser lentamente trocados, as publicações diárias, semanais, mensais não têm hipótese de marcar presença numa prateleira que já não existe.
A informação tem de estar no bolso.

Quanto a este caso em particular, agora vão todos a correr comprar e claro que o número de seguidores no Facebook está a aumentar. É demasiado tarde.

17 de junho de 2014

"Garfunkel & Oates" já tem tema

Se ainda não sabem quem são Kate Micucci e Riki Lindhome é porque não passam tempo suficiente neste blog. Actrizes de segundo plano em Hollywood, já passaram por imensas séries de sucesso em pequenos papéis, assim como alguns filmes. Agora deram o salto para o protagonismo com uma série sobre a sua segunda vida, o duo musical Garfunkel & Oates.

Ainda que a sua nova série homónima só estreie a 7 de Agosto nos EUA, o seu genérico já pode ser visto.

Se quiserem ver o resto da carreira musical delas, está no youtube. Mas ficam avisados, não voltarão a ser os mesmos.

16 de junho de 2014

Porto7 esta semana na Foz do Porto

A sétima edição do Festival Porto7 – Festival Internacional de Curtas–metragens do Porto irá decorrer de 18 a 22 de Junho no Castelo da Foz com extensão ao Teatro da Vilarinha.

As competições terão lugar no Castelo da Foz. Todos os dias haverão duas sessões competitivas por noite. A primeira tem inicio às 21h45 e a segunda às 23 horas.
No sábado de tarde, dia 21 às 15h30 irá decorrer uma homenagem ao Mestre Eduardo Coutinho e será projectada uma das suas obras.
O anfitrião será o Professor Doutor Paulo Schettino (Prof. Visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) também realizador, que nos irá falar deste Mestre do Cinema desaparecido recentemente.

Todas as actividades do festival são de entrada livre.

Um dos objectivos deste ano é contrariar a tendência de concentrar a maioria dos eventos culturais no centro da cidade e mostrar que há muito mais na Cidade do Porto, para além dessa zona.
O Porto7 aventura-se mais uma vez a realizar um evento fora do circuito habitual e do conforto das salas de espectáculos.
Este ano deslocou-se para a Foz do Douro e está precisamente onde o rio se junta com o mar, no Forte de S. João Baptista da Foz mais conhecido como Castelo da Foz ou Forte da Foz.

Desde o início (2008) que um dos diversos objectivos do Porto7 é mostrar e divulgar diferentes lugares/espaços da Cidade do Porto a Portugal e ao Mundo.
Nada melhor que realizar um festival internacional de cinema num edifício construído no final do séc. XVI para atingir esse objectivo.

O Teatro da Vilarinha é um antigo Posto da Guarda-fiscal, construído no final do séc. XIX. Este teatro é a residência do “Pé de vento”, uma das companhias profissionais de teatro mais antigas e em actividade na cidade do Porto.
Aqui vão decorrer nas tardes do dia 19 e 20 de Junho, diversas sessões não competitivas dirigidas a públicos específicos (crianças e seniores)

O papel principal do Porto7 é apresentar na sua programação filmes inéditos ou raros, incluindo obras recentes, filmes de reportório ou filmes que raramente são distribuídos.
A organização do Festival Porto7 continuará a proporcionar a toda gente interessada, o acesso à cultura cinematográfica de forma gratuita.

Em competição vão estar 19 curtas-metragens de ficção internacional, 7 de ficção nacional, 6 documentários e 9 animações.
A competição de vídeoclipe estará integrada no After Festival.

A 7ª edição do Porto7 terá 8 Estreias Mundiais, 3 Estreias Europeias e 15 estreias em Portugal.

Transporte gratuito e diário desde o centro da cidade para o Festival Porto7

O Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto irá ter durante os cinco dias do evento, um transporte gratuito que levará as pessoas interessadas até ao Castelo da Foz.
Este transporte terá a sua paragem na Praça da Liberdade em frente ao conhecido restaurante multinacional de “fast food”. O horário de partida é às 21h15.

Ao longo dos cinco dias de festival com excelentes filmes, o Porto7 terá algumas degustações e sorteios para o publico com diversas ofertas dos nossos Parceiros Culturais.

Tenha um bom festival.

O Futebol e a Economia

Lembram-se de Ronaldo tirar a camisola para festejar um inútil 4-1 de penalty na Final da Liga dos Campeões? Era para um documentário sobre o jogador que supostamente seria colocado hoje à venda. Com narração de Benedict Cumberbatch!

Pois algures entre ontem e hoje decidiram adiar para sexta-feira. Como a venda era digital, não me parece que tenha sido por falta de stock. Será que algo que tenha acontecido nas últimas 24 horas prejudicou a campanha de marketing do filme?

Depois de o filme ter prejudicado a beleza do jogo, foi a vez do jogo lixar o filme.

13 de junho de 2014

Take 35 online


Este mês todo o mundo está a pensar em futebol. Até a Take se rendeu ao beautiful game e lhe fez uma homenagem no seu número mais recente. Ler a Take.