19 de maio de 2015

Festival “Black & White” arranca amanhã na Católica Porto

Iniciativa aposta na exibição dos projectos mais emblemáticos dos últimos anos e, ainda, na competição de curtas-metragens, áudios e fotografias

Amanhã, quarta-feira, 20 de Maio, o único festival a preto e branco do mundo regressa à cidade do Porto. Durante quatro dias, 37 projectos – oriundos de 17 países e divididos pelas categorias de vídeo, áudio e fotografia – participam na iniciativa promovida pela Escola das Artes da Católica Porto. Além das competições, que reúnem trabalhos dos mais diversos formatos, a iniciativa conta, ainda, com um programa cultural paralelo que promete animar as noites dos cineastas.

Além da sessão de abertura do festival e da primeira competição de vídeo, que decorrem às 21h45, de quarta-feira, o primeiro dia do festival fica marcado pela exibição de projectos que marcaram as últimas edições do festival. Fontelonga (de Luís Costa), Píton (de André Guiomar), La Pionnière (de Daniela Abke) e The Lizards (de Vincent Mariette) são alguns dos filmes que fazem parte das exibições agendadas para as 15h00 do primeiro dia. A sessão de abertura integra, ainda, um momento de homenagem a Manoel de Oliveira, que foi presidente honorário do festival.

Filmar quatro minutos em 40 horas

Instalar a adrenalina e pressão de um deadline nos participantes é o principal objectivo da competição intensiva de curtas-metragens “4:40”, organizada durante o festival. O desafio é simples: Numa corrida contra o tempo, os participantes, divididos em equipas de dois, têm apenas 40 horas para criar uma curta-metragem de quatro minutos e que deve responder ao tema que lhes é apresentado. Todas as actividades do Festival Audiovisual são livres e de entrada gratuita.

0 comentários: