27 de novembro de 2015

Combater a pirataria, ajudar um pirata


A expressão "Hate the game, not the player" ganha um novo sentido quando ao se divulgar uma mensagem anti-pirataria estamos a ajudar um pirata.

A história de Jakub F., que nos chegou via Aberto Até de Madrugada, é a de um pirata que foi preso e condenado a uma multa a rondar os 350.000€. O tribunal, como sempre desconfiado dos números inflacionados que as empresas inventam e sabendo que Jakub não tinha dinheiro para as pagar, apresentou-lhe uma alternativa. Da prisão não se escapava, mas podia ver a multa perdoada, se fizesse um vídeo anti-pirataria e chegasse a 200.000 pessoas. O feito impossível foi muito fácil e, se ao terceiro dia ia em 80.000, ao fim de cinco dias tinha passsado o meio milhão.

Estando em checo, não será eficaz com a maioria das pessoas que viram o filme, mas sempre ajudaram um pobre pirata a escapar das garras das mega-corporações que ele hipoteticamente prejudicou.


Agora imaginem o que ele terá sentido enquanto gravava, ao pensar na possibilidade de alguém piratear o seu filme e lhe roubar visualizações... Não é agradável estar do outro lado, pois não?

Uma pena criativa e justa para um crime que é extrapolado ao ridículo. Era bom ver mais destas.

14 de novembro de 2015

Frase do dia - #TodosSomosParis

Rain Midnight in Paris
Esta rubrica não é diária, mas é apropriado voltar por uns momentos em homenagem a Paris. Podíamos recorrer a "Paris, Je t'Aime", a "Forget Paris" ou mesmo a "Casablanca". Mas como a tragédia chegou de noite, recordemos as noites mágicas de "Midnight in Paris".

Em 2002 Woody Allen aceitou aparecer nos Oscares para lembrar ao mundo que Nova Iorque continuava a existir e a precisar que filmassem lá.
Não é de estranhar que faça o mesmo pela sua igualmente estimada Paris. Enquanto isso não acontece, recordemos o que nos disse sobre ela.

Adriana:I can never decide whether Paris is more beautiful by day or by night.
Gil: No, you can't, you couldn't pick one. I mean I can give you a checkmate argument for each side. You know, I sometimes think, how is anyone ever gonna come up with a book, or a painting, or a symphony, or a sculpture that can compete with a great city. You can't. Because you look around and every street, every boulevard, is its own special art form and when you think that in the cold, violent, meaningless universe that Paris exists, these lights, I mean come on, there's nothing happening on Jupiter or Neptune, but from way out in space you can see these lights, the cafés, people drinking and singing. For all we know, Paris is the hottest spot in the universe.

Seja na Belle époque, nos saudosos anos 20, ou nesta década, Paris será sempre Paris, os seus ideais viverão para sempre como lema da Humanidade com que sonhamos, e a cidade do Amor vencerá o ódio. Paris não se vai reerguer porque não cairá. Não perante a estupidez. E quanto mais baterem na Europa - qualquer que seja a cidade - mais forte será o espírito europeu.

8 de novembro de 2015

Os fãs nunca esquecem o Pateta

Para muitos dos seguidores deste espaço, o primeiro filme visto sobre uma relação pai-filho - e provavelmente o primeiro road movie - foi "A Goofy Movie" (1995). Nesse inesperado caso de sucesso descobrimos que o nosso velho amigo Pateta é trapalhão, por vezes idiota, mas é ainda assim um excelente pai.
Enquanto a Disney não se lembra de fazer um live action dessa obra que acabou de celebrar 20 anos, uns fãs aproveitaram a música para dar um espectáculo musical com o icónico Powerline.


Caso não se lembrem, eis a cena original (atenção que se pode classificar como spoiler).

E se acham que a Disney já esqueceu, vejam o que fizeram na D23 deste ano.

Por muito que se tentem vender como a House of Mouse, para milhões pelo mundo fora a Disney conseguiu o seu lugar à custa do Pateta com as célebres curtas "How To..." que começaram por ser sobre desporto e a série "Everyman" nos anos 50 onde enfrentava os problemas do cidadão comum.
Nas palavras do seu criador, Art Babbitt, "Think of the Goof as a composite of an everlasting optimist, a gullible Good Samaritan, a half-wit, a shiftless, good-natured colored boy and a hick". Mais simples do que isso, recordem que é um cão e portanto o único companheiro que vos será sempre leal.

2 de novembro de 2015

Nomeações para os TCN 2015

O Cinema Notebook começou ontem a divulgar os nomeados aos tradicionais TCN.
Até ao final de Quarta-Feira ficaremos a saber todos os blogs candidatos aos prémios da blogosfera cinéfila/televisiva e este post terá actualizações ao longo da semana com o que devem ler.

Dia 1
Dia 2
Dia 3
Dia 4