5 de setembro de 2003

"Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl" por Ricardo Clara


Me? I'm dishonest, and a dishonest man you can always trust to be dishonest... Honestly. It's the honest ones you want to watch out for, because you can never predict when they're going to do something incredibly...stupid. Jack Sparrow



"Pirates of the Caribbean" revela-se uma movimentada aventura no tempo em que piratas aterrorizavam os mares das Caraíbas, conjugando pirataria, saque, maldição, amor e aventura. Johnny Depp é Jack Sparrow, um pirata que juntamente com Will Turner (Orlando Bloom) irão embarcar no HMS Interceptor, um dos barcos mais rápidos do mundo, para perseguir um lendário barco pirata, o mais veloz de todos e que se diz estar amaldiçoado: o Pérola Negra. Aí se encontra a amada de Turner, Elizabeth Swann (Keira Knightley) que raptada pelo Capitão Barbossa (Geoffrey Rush), irá ser sacrificada para terminar de vez com a maldição que se abateu sobre a tripulação do Pérola Negra, barco que outrora havia pertencido a Sparrow.
A Walt Disney traz-nos uma aventura para a família, um filme realizado por Gore Verbinsky ("The Mexican" - 2001, "The Ring" - 2002) e produzido por Jerry "Blockbuster" Bruckheimer, onde o espectador poderá passar quase 2:30 de puro entretenimento (apesar de um pouco longo). Uma história simples que traz de volta os filmes sobre capitães, piratas, lutas com espadas e canhões e onde se revelam diálogos muito bem construídos, uma realização bem medida e um espectacular punhado de efeitos especiais, a cargo da (quem não poderia ser) Industrial Light & Magic. Lutas entre humanos e corpos cadavéricos num galeão ao luar são imagens que concerteza um cinéfilo irá reter na memória, bem como a bela prestação de Johnny Depp (Óscar à vista?) e de Orlando Bloom, na busca incessante da belíssima Keira Knightley e de um lendário tesouro que se encontra escondido numa ilha que quase nunca ninguém viu: Isla de la Muerte.
Apesar de demasiado longo, tornando-se por vezes sonolento, a verdade é que este "Pirates of the Caribbean" possui sequências de pura diversão e é um deleite para a imaginação de qualquer cinéfilo rever um bom filme, uma boa história de época que reúne tantos ingredientes de qualidade. Escrito por Ted Elliott e Terry Rossio, peca sobretudo pela fraca banda sonora, que não é tão portentosa como seria de esperar num filme deste tipo. Uma palavra para Geoffrey Rush, que não está no seu melhor nesta película que fará certamente vibrar a criança que há dentro de nós.



Título Original: "Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl" (EUA, 2003)
Realizador: Gore Verbinsky
Intérpretes: Johnny Depp, Geoffrey Rush, Orlando Bloom e Keira Knightley
Argumento: Ted Elliott e Terry Rossio
Fotografia: Dariusz Wolski
Música: Klaus Badelt
Género: Comédia / Acção / Aventura
Duração: 143 min
Sítio oficial: http://disney.go.com/disneypictures/pirates/index.html

0 comentários: