22 de janeiro de 2006

FANTASPORTO 2006 - Apresentação


É já daqui a um mês que tem início a 26ª Edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto. Este ano, são inúmeras as atracções que convidam a não uma, mas várias visitas ao cinema. Assim, o Antestreia faz uma apresentação de alguns filmes que não poderá, concerteza, perder.





Na Secção Oficial de Cinema Fantástico, 20 obras de grande qualdade dão muito por onde escolher. Desde já, o inevitável "Simpathy for Lady Vengeance" de Chan-wook Park, a terceira parte da trilogia da vingança, que nos ofereceu ainda o ano passado o genial "Old Boy" (aliás, foi o Fantasporto que o exibiu pela primeira vez pela altura da comemoração dos seus 25 anos). Em seguida, "Coisa Ruim", de Tiago Guedes, num filme que marcará a primeira vez na história do festival em que um filme português abrirá o certame. Com igual destaque, "Voice", de Equan Choe e "One Missed Call 2" de Renpei Tsukamoto conferem o traço de qualidade oriental que já é hábito com o passar dos anos. Para terminar, duas propostas: "Frostbiten", o primeiro filme de sueco de vampiros, com a assinatura de Anders Banke, e um filme genial e que eu pessoalmente recomendo: "Johanna", do húngaro Kornél Mundruczó, será concerteza uma grande descoberta de quem se deslocar ao Teatro Rivoli no próximo mês de Fevereiro.





Quanto à Semana dos Realizadores, a escolha é, de facto, 5 estrelas. Díficil de destacar qualquer um dos filmes, deixo aqui cinco propostas: "Domino" de Tony Scott e "Edison" de David J. Burke, dois filmes de grande intensidade, "Incautos" de Miguel Bardem (o mesmo de "La Mujer más fea del mundo", premiado no Fantasporto 2000), uma história de enganos e os documentários "Cineastas en Action" e "Cineastas vs Magnatas" de Carlos Benpar, onde é medida a intensidade do braço de ferro entre a criatividade dos cineastas e a megalomania dos produtores e distribuidores. Para terminar, "Off Screen", um belo filme de Pieter Kuijpers, baseado numa história verídica, e que certamente irá ser muito bem acolhido pelo público que se deslocar ao auditório portuense, e "Be With Me", que só posso descrever como obra-prima.





Na Secção Oficial Orient Express, o incontornável Kim Ki Duk com a sua última obra "The Bow" bem como o filipino "The Echo" de Yam Laranas são propostas muito convincentes.
Já na Secção Première e Panorama, a escolha é variada e de grau elevadíssimo de qualidade. Senão vejamos: "Fragile" de Jaume Balagueró, e que irá encerrar o festival, será uma boa surpresa, bem como "Hostel", um thriller de grande intensidade, muito bem recebido pela crítica norte-americana, realizado por Eli Roth, e produzido por Quentin Tarantino. Pelo meio, deixo alguns nomes que gostaria de destacar: "Jacqueline Hyde" de Rolfe Kanefsky, uma paródia divertidíssima, "O Espelho Mágico" de Manoel de Oliveira, integrada na homenagem ao cineasta português, "Taiwan Black Movies" de Hou Chi-Jan, um documentário sobre os filmes do final dos anos 70, início dos anos 80, com a temática centrada na sexploitaxion da figura feminina da época, filmes que misturavam vingança e violência, e "The Weeping Meadow", do incontornável Theo Angelopoulos.


Para encerrar esta pequena antevisão, duas propostas muito interessantes: a nova secção Love Connection, onde serão apresentados filmes com temáticas que encerram em si amores estranhos e estranhas formas de amar, e as retrospectivas: Irmãos Shaw, Cinema Húngaro e Cinema de Bollywood, bem como o Expressionismo Alemão. De 20 de Fevereiro a 5 de Março, no Teatro Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinemas AMC Arrábida 20 e Auditório da Biblioteca Almeida Garret, o Antestreia irá informar tudo o que se vai passar neste Fantasporto 2006.


1 comentários:

Anónimo disse...

Estou ansiosa! Não posso perder nenhum destes filmes!