16 de março de 2006

”Colour Me Kubrick” por Nuno Reis



Provavelmente quem estiver a pensar ver este filme é fã do realizador Stanley Kubrick, quase toda a gente é. Provavelmente viu todos os seus filmes de “Flying Padre” a “Eyes Wide Shut” e sabe dizer quem são os actores que neles participam. E o leitor reconheceria Kubrick se ele, enquanto vivo, lhe aparecesse à frente, mesmo havendo tão poucas fotografias e tendo sido uma pessoa tão recatada? Aqui a resposta já não é tão óbvia.

Esta é a história de Alan Conway, um dos maiores charlatães de que há memória. Conway é um homem que durante muitos anos se fez passar por Kubrick. Afirmou-se como o realizador de “Judgment at Nuremberg” e censurou o temperamento de Miss Kirk Douglas, mas com base no improviso e na sorte escapou às suspeitas (quem não percebeu o que está errado nesta frase pode parar de ler e ir a correr comprar a filmografia de Kubrick). Com a promessa de ajudar estilistas, bandas, e várias outras crédulas pessoas que supunham estar a agradar ao realizador, Conway viveu sem contrair despesas e sem necessidade de trabalhar. Como é dito no poster, conseguiu algo a troco de nada, de quem queria algo a troco de nada.

A vida de Conway é demasiado irreal para ser credível. Um homossexual escandalosamente exigente e autoritário e com dezenas de pessoas atrás convencidas que ele é o maior do mundo é um tema fácil de utilizar para fazer comédia,e quando o papel principal está entregue a alguém com o talento de Malkovich não é preciso mais nada. O actor tem um dos melhores papéis da sua carreira e apesar de ser um trabalho que os fãs de Kubrick não apreciarão, os fãs do protagonista irão adorar.
O filme ameaça cair no ridículo e torna-se maçador rapidamente, felizmente não é longo e termina antes que a desgraça seja total. Esta história não tem mais nenhum motivo de interesse, exceptuando talvez ser baseado numa história verídica. Impossível? Por acaso sabe como é o rosto de Paul Haggis, o realizador mais falado do mês?



Título Original: "Colour Me Kubrick" (EUA, França 2005)
Realização: Brian Cook
Intérpretes: John Malkovich, Jim Davidson, Tom Allen
Argumento: Anthony Frewin
Fotografia: Howard Atherton
Música: Bryan Adams
Género: Comédia/Drama
Duração: 86 min.
Sítio Oficial: http://www.colourmekubrick.com/

0 comentários: