25 de março de 2006

”Yours, Mine and Ours” por Nuno Reis



Agora que se aproximam as férias os filmes para a família são os mais procurados. De entre a meia dúzia de filmes que podem ser considerados como aconselháveis este é dos melhores.
Seguindo o exemplo da Disney, a Warner também está a refilmar os clássicos dos anos 60. O ”Yours, Mine and Ours” original contou com Henry Fonda e Lucille Ball como os pais e foi inspirado numa família real, foi um enorme sucesso pois era uma sátira a grandes famílias como os Von Trapp. Nesta versão quarenta anos mais jovem também os pais são o principal atractivo pois são interpretados por duas estrelas consagradas. Depois de alguns filmes mais sérios Dennis Quaid está de regresso ás comédias ligeiras, Rene Russo tirando a participação na saga “Lethal Weapon” teve poucas personagens divertidas, por isso esta sua Helen North é uma surpresa.
O filme é muito fácil de ver que pretende entreter e facturar, não foi feito para ganhar prémios nem é isso que se pretende.
O argumento é clássico, um pai viúvo com oito filhos regressa à terra com uma promoção, reencontra o seu velho amor, uma viúva com dez filhos. Casam sem consultar os seus amores e o desentendimento entre os filhos do almirante e os filhos da artista, irão colidir. O constante desequilíbrio entre a rigidez militar e a liberdade de expressão irá causar confusão sem paralelo, quando estes dois lados se unem pelo objectivo comum, acabar com o casamento, superam todos os limites da paciência.
Curiosamente esta dúzia e meia de filhos estreia entre a dúzia de filhos de “Cheaper By the Dozen” e “Cheaper by the Dozen 2” onde essa família se encontra com outra de oito filhos. Doze, dezoito e vinte, numa época em que as famílias são cada vez mais pequenas, cada vez há mais filhos no cinema. Será que esta campanha pela natalidade dará frutos?



Título Original: "Yours, Mine and Ours" (Espanha 2005)
Realização: Raja Gosnell
Intérpretes: Dennis Quaid, Rene Russo, Jerry O’Connell
Argumento: remake escrito por Ron Burch e David Kidd
Fotografia: Theo van de Sande
Música: Christophe Beck
Género: Comédia/Família/Romance
Duração: 90 min.
Sítio Oficial: http://www.yoursmineandoursmovie.com/

1 comentários:

Anónimo disse...

Já tive a oportunidade de ver esse filme e achei fantástico. Proporciona momentos hilariantes com algumas gargalhadas pelo meio. Depois de ver o filme, eu que já tenho três irmãos e sempre fizemos confusões em casa, fiquei a imaginar-me como seria ter 17 irmãos. Seria mesmo tudo ao molho e fé em Deus.

Adorei as interpretações tanto do Denis como da Rene, mas as crianças no geral é que dão mais piada a todo o filme.

Gosto imenso do teu blog, porque falas de muitos filmes e sempre que possível irei passar por aqui.