12 de janeiro de 2009

Golden Globes 2009 - uma pequena reflexão

Há quem lhes chame a antecâmara dos Óscares, outros de arranque oficial de prémios, muitos mais de «mais uma cerimónia anti-cinema». A verdade é que é um local onde se avaliam os potenciais vencedores dos prémios da Academia, quer se goste do glamour desmesurado, quer não se lhe ache piada nenhuma.


Neste particular, há que olhar com relativa atenção para o que os Golden Globes 2009 ditaram. O grande vencedor da noite, "Slumdog Millionaire", arrecadou 4 galardões, os de Melhor Filme Drama, Melhor Realizador (para Danny Boyle), Melhor Argumento (um romance de Vikas Swarup adaptado por Simon Beaufoy) e Melhor Banda Sonora. Uma fusão entre o cinema ocidental e o ambiente de Hollywood, que confirma definitivamente o realizador britânico ("Trainspotting" - 1996, "28 Days Later..." - 2002) como um dos nomes maiores do futuro do cinema.



Outra vencedora da noite foi Kate Winslet, pelo seu papel em "Revolutionary Road" (2008), filme realizado por Sam Mendes, e por ser Hanna Schmitz no drama bélico de Stephen Daldry, "The Reader". A inglesa (novo factor do reforço de qualidade do cinema europeu, em especial o do Reino Unido) arrecada logo dois galardões, ela que já havia sido nomeada por 4 vezes.



Mickey Rourke confirmou o seu estatuto de vedeta no ano 8 do século 21, com o Globo de Ouro por "The Wrestler", um dos grandes favoritos aos Óscares, saído da excelência de Darren Aronofsky, que agraciou o nova-iorquino de uma maneira, no mínimo, singular...:



"Vicky Cristina Barcelona" demonstra que a reacção um pouco fria da crítica é um pormenor, face à consagração de Melhor Filme Musical / Comédia. Woody Allen volta aos prémios, numa categoria (Musical / Comédia) que distingue ainda Colin Farrel pelo papel no muito interessante "In Bruges" e Sally Hawkins por "Happy-Go-Lucky".
Esperado, mas cuja concretização me agrada particularmente, Heath Ledger agraciado postumamente pela lição de representação em "The Dark Knight", numa cerimónia onde foi representado pelo realizador Chris Nolan:



No restante, o futuro Óscar de Melhor Filme de Animação "WALL-E" nessa categoria, versão Globo de Ouro, e o "Apocalypse Now" israelita "Waltz With Bashir" como Melhor Filme de língua Não Inglesa:

3 comentários:

Jubylee disse...

Fiquei bastante contente com o reconhecimento dado a Winslet. Well done indeed! Mas não estou aver repetição nos Óscares - mas um tem de levar, espero eu!. Slumdog Milionaire ainda não vi, mas esta atenção toda, fez ficar mais curiosa para o ir ver. Adorei o momento de cumplicidade entre Rourke e Aronofsky - mostra que nem tudo é aparência naquele mundo tão artificial que é Hollywood :)

RC disse...

Olá Izzi,

Também achei piada ao momento Aronofsky - Rourke. A FCC (que gere o decoro nas transmissões televisivas) é que não achou graça nenhuma e já abriu um inquérito para avaliar o impacto do dedo nas pessoas que assistiram à emissão da NBC!

Anónimo disse...

Concordo, Kate Winslet já merecia mas infelizmente acho que não vai ter a mesma sorte dia 22... nos ultimos anos tem participado em bons filmes e tem dado provas de grande talento.

É esperar para ver!