15 de fevereiro de 2009

Parabéns Matt



Hoje faz 55 anos, mas já desde o distante dia 17 de Dezembro de 1989 que Groening está de parabéns. Foi nesse dia que o mundo viu pela primeira vez na televisão uma família disfuncional e amarela. Dezanove anos depois o tempo não parece ter passado por eles. Continuam com a mesma idade, com a mesma irreverência e com a mesma capacidade maravilhosa de nos fazer rir cada vez mais, mesmo que o mundo não esteja a ficar mais divertido.

Aliados ao sucesso estão nomes como Danny Elfman, compositor do inesquecível genérico, e as vozes de Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith, Hank Azaria e muitos outros. Os Simpsons detêm o recorde de estrelas convidadas porque todos querem ter a voz gravada para sempre no imaginário americano.


Entre os inúmeros troféus da série - mais de uma centena – encontram-se Emmys, WGA, festivais de animação. Foram ainda nomeados para BAFTAs e Golden Globes. Além dos habituais prémios de melhor série, melhor animação, e melhor música espalhados pelos vinte anos de carreira, incluem ainda uma estrela no Walk of Fame para a família.


Imagem retirada da Wikipedia



Os casos de personagens galardoadas com a estrela são apenas uma dúzia. A Disney tem uma forte presença com Mickey, Donald e Winnie the Pooh. Dos marretas está apenas Cocas, da Rua Sésamo Poupas, e dos Looney Tunes Bugs Bunny. As famílias animadas resumem-se aos Flintstones e aos Rugrats.
Entre as distinções da série está também uma apertada luta por animação americana com maior número de episódios. Em séries contínuas ultrapassou os Flintstones às 16 temporadas. Às 17 tornou-se ainda a sitcom mais longa derrotando "Ozzie and Harriet". Nesta década uma reincarnação de Scooby-Doo (terceira série desde os anos 1969) aumentou os episódios para números equiparáveis aos Simpsons. No panorama mundial a luta está perdida à partida. A série japonesa "Sazae-san" continua ao fim de quarenta anos.
Certo é que várias gerações estão marcadas por esta família. Estereótipos de tudo o que está mal na América, mas unidos para sempre.

Links
Recorde de longevidade
série "The Simpsons"
"The Simpsons Movie"


A segunda série de Groening, "Futurama", teve quatro temporadas na Fox e uma quinta criada por retalho dos DVDs. Venceu Emmys consecutivamente de 2000 a 2002, um WGA e três Annies. Tal como a série irmã tem personagens brilhantes, é uma sátira deliciosa e com o bónus de ser no futuro. Comparando com os Simpsons foi menos sucedida, mas não se pode exigir mais a quem já nos deu tanto.

0 comentários: