25 de dezembro de 2009

Zooey Deschanel


Zooey Deschanel esteve ligada ao cinema dese tenra idade, mas apenas aos 17 se estreou na TV. O pai foi cinco vezes nomeado para Oscar como fotógrafo (por "The Patriot" e "The Passion of Christ" entre outros), a mãe é actriz (muitos dos filmes do marido, a série "Twin Peaks") e a irmã mais velha também começou a actuar aos 18 (actualmente é a protagonista da série "Bones").
O começo da carreira de Zooey foi num episódio da série "Veronica's Closet", seguido de quatro anos com pequenos papéis em filmes, incluindo o de irmã mais velha do protagonista em "Almost Famous". Num filme em que todas as outras actrizes eram conhecidas (Frances McDormand, Anna Paquin) ou saltaram para a fama (Kate Hudson venceu o Golden Globe, foi nomeada para BAFTA e Oscar), os olhos de Zooey deram nas vistas. Talvez esse filme tenha despertado o bichinho da música, dois anos depois, num dos filmes mais fracos em que já trabalhou, "The New Guy", podemos ouvi-la cantar.

Até que foi a sua voz a brilhar. Em "Elf" venceu o casting por saber cantar, o que ficou provado ao longo do filme. Aqui estão as músicas natalícias que todos querem ouvir.


A carreira de actriz arrancou, entrando em êxitos como "The Hitchhikers Guide to the Galaxy", "Winter Passing", onde interpretou o tema principal, e "Bridge to Terabithia".






Nos últimos anos tem participado em diversos sucessos: secundária em "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford"; protagonista em "The Happening"; actriz convidada em "Weeds".

Musicalmente tocou com The Citizen's Band, com os Coconut Records (de Jason Schwartzman) e especialmente com M. Ward, actor que conheceu no filme "The Go-Getter". Juntos são o duo "She and Him".






Em 2008 começou a ser muito frequente vê-la cantar e actuar em simultâneo. Um exemplo foi "Yes Man".



E o segundo foi o filme maravilhoso totalmente ignorado em Portugal e enviado directamente para DVD "(500) Days of Summer" onde tem o papel principal. A música aqui teve um papel importante para os protagonistas como revelam na entrevista abaixo e detalharei no próximo post.

Sem comentários: