16 de fevereiro de 2013

Fantasporto 2013 - A abertura e o júri


Nos 65 anos da estreia de “The Red Shoes” o Fantasporto apresenta no dia da abertura oficial, a 1 de Março, uma das poucas cópias existentes da cinemateca de Glasgow do clássico britânico realizado pela dupla Michael Powell e Emeric Pressburger. A 33ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto decorre no Teatro Rivoli, entre os dias 25 de Fevereiro e 10 de Março.

Filme mítico do período dourado do pós-guerra britânico, considerado um dos 10 melhores filmes ingleses de sempre, e que recentemente no Festival de Cannes viu exibida a sua cópia restaurada graças à paixão de Martin Scorcese, “The Red Shoes” é uma obra prima sem idade.
Vagamente inspirado num conto de Hans-Christian Andersen, cujo pai era sapateiro, e de entre as recordações de infância, uns sapatos vermelhos de seda vão servir de tema a esta história onde o ballet é uma metáfora da vida.
Com cinco nomeações para os Óscares em 1948, de que ganhou duas, Melhores Direcção Artística e Canção, “The Red Shoes” conseguiu a proeza de transformar um filme sobre bailado clássico num sucesso mundial.
História de um triângulo amoroso, onde a paixão pela dança se intercruza com a ambição do estrelato.
Tendo sido Merle Oberon a actriz inicialmente seleccionada como protagonista, o papel acabou por ser atribuído a Moira Shearer, bailarina profissional, uma vez que Powell privilegiava a autenticidade nas cenas de palco.
Na realização sobressaem, ainda, as inovações técnicas de câmara, que ampliam os movimentos do bailado, antecipando efeitos visuais que só décadas depois se tornaram possíveis, como o “slow motion”.
Numa carreira brilhante, onde “Peeping Tom” no terror se tornou um filme de culto, Michael Powell consegue em “The Red Shoes” a conciliação de uma visão poética da realidade a partir do imaginário tradicional.

JURI SECÇÃO FANTÁSTICO
Kim Newman (Ing) - Crítico de Cinema
Luis Rosales (Esp) - Editor
Rogério Ribeiro (Por) - Editor
Rui Madureira (Por) - Escritor, Blogger
Sergio Molina (Esp) – Realizador

JURI ORIENT EXPRESS
Anais Emery (Suí) – Festival de Neuchatel
Jose Luis Aleman (Esp) – Realizador/Distribuidor/Produtor
Ricardo Andrade (Por) - Distribuidor

JURI SEMANA DOS REALIZADORES
Gloria Bernet (Esp) – produtora
Jean-Chrétien Sibertin-Blanc (Fra) – Adido Cultural da Embaixada de França
Lone Fleming (Esp) – actriz

JURI PORTUGUES
Francisco Bravo Ferreira (Por) - distribuidor
Nassalete Miranda (Por) - jornalista
Pimenta de França (Por) - jornalista

0 comentários: