Um blogger escrever sobre um filme sobre uma vlogger não é algo que se leia todos os dias. Por isso instalem-se, ponham-se confortáveis e preparem-se para um texto invulgarmente longo. Este filme tem tantas camadas que tem de ser cortado em várias postas.
Darcey Bell estreou-se na escrita com um emocionante thriller cheio de twists e detalhes que foi descrito como “um Gone Girl com drogas”. Isso é um elogio. Tanto que um ano antes da publicação já os direitos tinham sido comprados. A adaptação foi escrita por Jessica Sharzer que nos deu uma boa parte de "American Horror Story", uma garantia de termos emoções fortes.
O realizador foi Paul Feig que, em termos simples, era uma escolha óbvia. Fei g trabalhou vários anos em televisão, passando por títulos como "Arrested Development", "Nurse Jackie" e "The Office". Em comum? São comédias. Essa característica manteve-se quando passou para o cinema e aí outra característica se evidenciou: trabalhar com mulheres. A estreia foi um excelente "Bridesmaids" com um conjunto de estrelas que também vieram da TV. A esse seguiram-se vários outros como "The Heat", "Spy" e o malogrado "Ghostbusters", todos centrados em personagens femininas. Ele precisa de algo em grande para voltar à mó de cima e este filme suplicava alguém capaz de nos dar um filme interessante sobre mulheres que não fosse só para mulheres. Spoiler: ele conseguiu.
Para os papéis protagonistas era preciso uma mulher que extravasasse classe em cada passo. Quem viu Blake Lively em "Gossip Girl" ou "Age of Adaline" sabe que ele encaixa na perfeição nesse papel. Aliás, isso é tudo o que faz em "Café Society". A sua presença ilumina a tela e a intensidade dramática permanece mesmo quando ausente.
Quem podia ser a blogger? Por ser uma história de jovens mães, não iriam recorrer a ninguém que já tivesse feito de mãe. Anna Kendrick para muitos ainda é a miúda trapalhona de "Twilight", "Up in the Air", "Scott Pilgrim"… e ainda é uma recém-licenciada que gosta de cantar como em "Pitch Perfect" (1,2). Mas para alguns é a rapariga desajeitada que se apaixona por um assassino em "Mr. Right" e dá a volta a todos. E apesar de nunca a termos visto com filhos, já a vimos entre grávidas. É perfeitamente capaz de levar aos ombros um filme e alternar entre os registos de super-mãe, trapalhona, ou mulher sensual. Ou por vezes ser apenas uma pessoa normal com defeitos e virtudes como todo nós. Kendrick é a derradeira girl next door.
Agora que está esclarecido e provado que se reuniu a equipa de sonho, vamos falar do filme.
Tudo começa com Stephanie Smothers. E smother é um verbo muito semelhante a sufocar que se costuma usar em referência às mães-galinha. Sendo desempregada, Steph tem tempo para estar sempre com o filho e fazer tudo pela associação de pais, ofuscando os demais. E ainda lhe sobra tempo para fazer um vlog que ajuda outras mães. Não tem muitos seguidores, mas lá chegará. Devido a essas diferenças, os outros pais não se dão muito com ela. Até que surge Emily Nelson. Esta mãe não tem papas na língua e não se relaciona com os demais pais. Como os filhos são amigos, acaba por conversar com Steph de volta de uns martinis. Com o passar do tempo e seguras por uma rede de segredos e mentiras, Steph considera Emily a sua melhor amiga. Até que um dia, como já era habitual, Emily lhe pedir um pequeno favor. Que traga o filho da escola, pois vai ficar retida por uma emergência no trabalho. Só que Emily não volta nessa noite nem no dia seguinte. Stephanie avisa o marido de Emily e o emprego e ninguém mais acha estranho. Ela tem dessas coisas. Stephanie acha que algo está errado e vai partilhando o que se passa com os seguidores no vlog. E assim começam duas horas de uma aventura que nenhuma mãe de uma pacata vila esperava viver.
Como referido acima, o filme tem várias camadas e surpresas. No início é o que se esperava de um drama sobre uma vlogger. Tem os momentos familiares, tem alguma conversa de circunstância… está a colocar as peças e a apresentar as personagens. Só que aos poucos estas duas mulheres vão revelando segredos um pouco mais delicados. Subitamente o filme mudou completamente de tom. Estamos num thriller com toques de romance escrito para o público feminino. Pode parecer receita para um telefilme, mas esta mistura inesperada resulta. Muito apoiado nas soberbas actrizes e com um elenco secundário sólido (as crianças nem por isso), "A Simple Favor" rapidamente se torna num dos melhores thrillers do ano. A poderosa banda sonora maioritariamente em francês já nos tinha alertado que ia ser um filme com estilo, mas excedeu as expectativas. Tem algumas partes inacreditáveis, mas soube parar antes de entrar em exageros. E como é comédia, qualquer espectador ligou a tolerância para exageros.
Está encontrada a receita para bom entretenimento. Uma história que combine escândalo, comédia, drama e, romance, tudo envolto num bom mistério. Com um elenco perfeito para ter honras de ser exibido em cinema, claro.
"A Simple Favor" é muito recomendado e pela minha parte, vai ser para rever assim que estreie.
Darcey Bell estreou-se na escrita com um emocionante thriller cheio de twists e detalhes que foi descrito como “um Gone Girl com drogas”. Isso é um elogio. Tanto que um ano antes da publicação já os direitos tinham sido comprados. A adaptação foi escrita por Jessica Sharzer que nos deu uma boa parte de "American Horror Story", uma garantia de termos emoções fortes.
O realizador foi Paul Feig que, em termos simples, era uma escolha óbvia. Fei g trabalhou vários anos em televisão, passando por títulos como "Arrested Development", "Nurse Jackie" e "The Office". Em comum? São comédias. Essa característica manteve-se quando passou para o cinema e aí outra característica se evidenciou: trabalhar com mulheres. A estreia foi um excelente "Bridesmaids" com um conjunto de estrelas que também vieram da TV. A esse seguiram-se vários outros como "The Heat", "Spy" e o malogrado "Ghostbusters", todos centrados em personagens femininas. Ele precisa de algo em grande para voltar à mó de cima e este filme suplicava alguém capaz de nos dar um filme interessante sobre mulheres que não fosse só para mulheres. Spoiler: ele conseguiu.
Tudo começa com Stephanie Smothers. E smother é um verbo muito semelhante a sufocar que se costuma usar em referência às mães-galinha. Sendo desempregada, Steph tem tempo para estar sempre com o filho e fazer tudo pela associação de pais, ofuscando os demais. E ainda lhe sobra tempo para fazer um vlog que ajuda outras mães. Não tem muitos seguidores, mas lá chegará. Devido a essas diferenças, os outros pais não se dão muito com ela. Até que surge Emily Nelson. Esta mãe não tem papas na língua e não se relaciona com os demais pais. Como os filhos são amigos, acaba por conversar com Steph de volta de uns martinis. Com o passar do tempo e seguras por uma rede de segredos e mentiras, Steph considera Emily a sua melhor amiga. Até que um dia, como já era habitual, Emily lhe pedir um pequeno favor. Que traga o filho da escola, pois vai ficar retida por uma emergência no trabalho. Só que Emily não volta nessa noite nem no dia seguinte. Stephanie avisa o marido de Emily e o emprego e ninguém mais acha estranho. Ela tem dessas coisas. Stephanie acha que algo está errado e vai partilhando o que se passa com os seguidores no vlog. E assim começam duas horas de uma aventura que nenhuma mãe de uma pacata vila esperava viver.
"A Simple Favor" é muito recomendado e pela minha parte, vai ser para rever assim que estreie.
Título Original: "A Simple Favor" (EUA, 2018) Realização: Paul Feig Argumento: Jessica Sharzer (baseada no livro de Darcey Bell) Intérpretes: Anna Kendrick, Blake Lively, Henry Golding Música: Theodore Shapiro Fotografia: John Schwartzman Género: Comédia, Thriller Duração: 117 min. Sítio Oficial: https://asimplefavor.movie |
1 comentários:
Um Pequeno Favor: 4*
A meu ver é um thriller bastante intenso, com muitas reviravoltas e algum humor.
Cumprimentos, Frederico Daniel.
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