23 de julho de 2008

"Wanted" por Nuno Reis

Acção a rodos e balas à roda

Do realizador russo Timur Bekmambetov chega-nos uma interessante proposta de cinema. Fiel às suas origens, o cineasta deu um toque original a um filme que poderia cair na vulgaridade por entre dezenas de trabalho parecidos.

Wesley é um jovem descontente com uma opinião muito particular sobre a vida que leva. Considera-se um inútil que sobrevive numa existência miserável e num emprego degradante. As relações pessoais que tem são ainda mais surpreendentes e completam o cenário surreal de comédia com que o filme conquista o espectador. Momentos antes assistimos a um espectacular assassinato que anuncia quase duas horas de muita acção e sangue. O problema de "Wanted" acaba por ser precisamente esse, o humor é genial, mas apenas um elemento secundário, e a acção que parecia incrível, de tão repetida acaba por se tornar ridícula.
O nosso herói depois descobre que a angústia sentida é um síndrome do patinho feio, pois pertence a uma elite fisicamente sobre-dotada. Controlando o fluxo de adrenalina no coração consegue acelerar corpo e mente e fazer coisas inimagináveis para o comum dos mortais.

Os efeitos visuais estão surpreendentes e a banda sonora combina sempre com a mensagem a transmitir. A perseguição automóvel é um pouco forte para quem ainda não sabe o que vai ver, mas também Wesley tem aí o seu primeiro contacto com os Assassinos e assim compreendemos melhor o choque que sente. Depois disso todas as cenas parecem possíveis, especialmente porque os vemos a fazer o mesmo ao longo de uma hora.

O argumento não é demasiadamente previsível, e as personagens são carismáticas. O desempenho de James McAvoy é memorável, muito melhor do que exigido num vulgar filme de acção. Os voos em câmara lenta das balas – nada de novo depois de "Matrix" – merecem ser vistos, pois a viagem em si tem um enredo que enriquece o filme. O final consegue passar do mais previsível para o inesperado, novamente com uma violência na medida certa. Com um pouco mais de humor e a acção melhor doseada seria um dos grandes filmes do ano.



Título Original: "Wanted" (EUA, 2008)
Realização: Timur Bekmambetov
Argumento: Michael Brandt, Derek Haas e Chris Morgan, inspirados no livro de Mark Millar e J. G. jones
Intérpretes: James mcAvoy, Angelina Jolie, Morgan Freeman
Fotografia: Mitchell Amundsen
Música: Danny Elfman
Género: Acção, Drama, Thriller
Duração: 110 min.
Sítio Oficial: http://www.wantedmovie.com/

0 comentários: