13 de setembro de 2009

"The Hangover" por Nuno Reis


O que acontece em Vegas fica em Vegas. Mas se formos um noivo em Vegas, não convém que fiquemos por lá. Aquela que era para ser a inesquecível noite de celebração de um noivo, torna-se a noite amnésica para os amigos dele que não sabem o que lhe aconteceu ou onde está. Terão um dia para o encontrar e levar de volta para o casamento. Pelo meio vão cruzar-se com muita gente que esteve presente em fragmentos dessa noite. Peça a peça vão construindo memórias para uma noite que não lembram, mas nunca mais esquecerão.

Este é o grande outsider do ano. Comédia de baixo orçamento, muito bem conseguida e que atinge os seus objectivos sem cair na banalidade. O humor é constante e minimamente inteligente se bem que por vezes seja fácil e exagerado. O argumento tem um rumo definido e mantém-se sempre na mesma direcção, com várias peripécias satélite em torno de uma missão que todas as personagens têm.
Essas personagens são variadas e apesar das personalidades estereotipadas têm uma vida só deles. Phil com a sua rebeldia e loucura, Stu com a sua timidez e orgulho e Alan com a sua... a sua... a sua forma única de ser, formam um trio improvável, mas incrivelmente compatível e funcional. Nota-se um trabalho cuidado na criação das personagens e das ligações entre elas: avelha amizade de Phil e Stu, a nova convivência com o estranho Alan (aqui estranho tem duplo sentido) e as numerosas pessoas que se cruzam com eles ao longo dos dois dias que demoram para reconstituir uma noite louca.

Para os adolescentes a quem o casamento ainda parece um acontecimento distante e para os jovens que acham que "matrimónio é bom para os outros" é uma cornucópia de risos. Nota-se o talento de Todd Phillips em criar comédias para adultos que caem bem a públicos de todas as idades, à semelhança do que tentou com menor sucesso em "Old School".
Para adultos a perspectiva será diferente. Não estou a dizer que obriga a pensar ou que é só para pessoas maduras. Aqui não há reflexões profundas sobre o casamento ou o significado da vida a dois. É um filme especialmente feito para jovens adultos que, casados ou não, já atingiram um etapa onde é exigida maturidade e responsabilidade, e agora precisam que um filme lhes transmita momentos de loucura.
É um filme para ver e saborear. De preferência sem noivos para evitar que ele seja proibido pela sua futura esposa de celebrar o fim da vida a sós.



Título Original: "The Hangover" (Alemanha, EUA, 2009)
Realização: Todd Phillips
Argumento: Jon Lucas, Scott Moore
Intérpretes: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather Graham
Fotografia: Lawrence Sher
Música: Christophe Beck
Género: Comédia, Crime, Mistério, Thriller
Duração: 100 min.
Sítio Oficial: http://www.hangovermovie.com/

3 comentários:

Tiago Ramos disse...

Uma surpreendente comédia que sobrevive a todo o hype que se gera.

Nuno disse...

És sempre o primeiro a comentar Tiago! Obrigado.

Surpreendente é a palavra certa. O filme convence mesmo quem vai mentalizado para não gostar.

Cris =) disse...

Sem dúvida, uma das melhores (senão a melhor até) comédias que eu já vi!

Cumps