5 de dezembro de 2003

As principais estreias da semana vistas por Nuno Reis



Hoje sim, chegaram os grandes filmes. O maior tí­tulo é garantidamente a animação "Finding Nemo" da Pixar (o filme mais lucrativo de sempre para a Disney fez as delí­cias de milhões nos EUA) mas "Daddy Day Care" com Eddie Murphy (novamente dirigido por Steve Carr como em "Dr. Dollitle 2") também promete ficar com a sua percentagem de crianças na audiência.
Outros dos tí­tulos que se estream em Portugal são o brasileiro "Deus é Brasileiro" e dose dupla de Denys Arcand com o noví­ssimo "Les Invasions Barbares" e "Le Déclin de l'Empire Américain", um filme já com 16 anos que estreia apenas no Quarteto.

"Deus é Brasileiro" é uma agradável comédia (bastante mais ligeira do que prometido pelo anúncio) que conta a aventura de Taoca (Wagner Moura) e de Mada (Paloma Durarte) que acompanham Deus (António Fagundes) na sua busca por Quinca das Mulas, o futuro primeiro santo brasileiro e guardião do Reino dos Céus enquanto Deus tira umas merecidas férias a assistir a explosões de estrelas. A aventura de Taoca começa quando ao fugir de um agiota se veste com roupa da irmã e foge de barco. Quando se encontrava no meio do nada muito relaxado um sujeito aparece-lhe e pede boleia para o continente. Taoca depois de ser convencido por alguns peixes que esse estranho indiví­duo era mesmo Deus aceita levá-lo e depois decide-se a acompanhá-lo para ver se ganhava algo em troca. Na sua viagem junta-se-lhes Mada, uma rapariga que quer a todo o custo fugir para S. Paulo.
O humor do filme assenta em frases e personagens bí­blicas, não se tornando nunca repetitivo mas ao fim de algum tempo enfadonho. O filme no geral segue o esquema brasilero de telenovela apesar de ser um pouco mais rápido. Os efeitos visuais estão bem para a produção que é e há um pouco de magia pelo ecrã.
O final é demasiado previsível mas vê-se bem o filme.
De destacar que Fagundes neste momento está em Lisboa onde representa na peça teatral "7 minutos", em exibição há cinco semanas e confirmada por mais duas.

"Finding Nemo" por sua vez é um filme que se adequa muito mais facilmente à época natalícia pois é acerca da necessidade de estar com a família. A história conta as aventuras de um peixe-palhaço (Nemo) com uma barbatana defeituosa que é apanhado por um mergulhador no seu primeiro dia de escola e do seu (pai) Marlin que enfrentará todos os seus medos para recuperar o seu único e jovem filho ajudado por uma peixe tonta chamada Dory.
Marlin tem como aliados tartarugas em migração e uns amigáveis tubarões vegetarianos e Nemo por sua vez foi colocado num aquário rechado com todo o género de seres marinhos que estão desejosos de fugir, especialmente quando descobrem que Nemo será oferecido à mais temível assassina de peixes da história, a sobrinha do dentista.
O filme merece ser considerado um dos melhores de sempre pois, apesar de não ser claramente melhor que os clássicos Disney, é sem dúvida um filme que marcará esta geração. a animação está excelente como fomos habituados desde o início pela Pixar e o argmuento a partir do momento que aparecem as tartarugas prende-nos até ao fim. Entre as vozes especial destaque para nomes sonantes como Willem Dafoe (como Gill, o peixe-arlequim que lidera as fugas do aquário) e Geoffrey Rush (como Nigel, o pelicano amigo dos peixes!!!).
Este filme é apreciado de formas diferentes por crianças e por adultos mas o que garanto-vos todos saem de lá marcados, pela eterna e incomparável magia Disney.

Finalmente temos "Daddy Day Care", o reencontro de Eddie Murphy com o realizador Steve Carr que nos apresenta a sua terceira longa-metragem. O filme centra-se nas desventuras de dois amigos, Eddie Murphy e Jeff Garlin (o Cyclops de "Austin Powers 2"), que são despedidos do seu emprego em marketing depois de uma má campanha de promoção de cereais com legumes (surpresa era se a campanha funcionasse). Eles são obrigados a ficar em casa a tomar conta das crianças e acabam por gostar. Decidem montar um negócio com essa finalidade e o negócio prospera até terem Gwyneth Harridan (Anjelica Huston) a conspirar contra eles. No dia seguinte junta-se à equipa o viciado em "Star Trek" Marvin (Steve Zahn) que gosta de cheirar correio. Depois terão de enfrentar inspecções e falta de condições até ao final do filme, o aspecto da vida pessoal é esquecido exceptuando algumas conversas com a esposa.
O filme é em todos os aspectos do género de comédia vulgar a que Eddie Murphy já nos habituou mas o actor está mais paternal. A mistura poderia ser explosiva mas o filme acaba por ser apenas mais um para encher as salas nas frias semanas de Dezembro. Ao menos é bom para entreter as crianças (maiores de 6) enquanto os pais fazem compras...