15 de setembro de 2004

"The Terminal" por Nuno Reis

Merhan Karimi Nasseri é um iraniano cuja vida tem sido muito alterada nos últimos meses devido à intensa procura por parte da comunicação social. Apesar de ser bastante famoso por estar já há catorze anos preso no Aeroporto Charles de Gaulle, só ultimamente tem tido destaque pois foi inspirado na sua vida o mais recente projecto de Spielberg.
"The Terminal" conta a história de Viktor Navorski (Tom Hanks), um turista natural da Krakohzia que durante o vôo entrou em guerra. Essa situação rara faz com que o seu passaporte deixe de ter uma nacionalidade válida e o pobre homem fica impedido de voar para um país em guerra assim como de entrar nos EUA. A solução, é ficar no Aeroporto. Navorski é um homem simples que não fala rigorosamente nenhum inglês nem se separa de uma lata de amendoins, a sua honestidade impede-o de fugir do Aeroporto para desespero do responsável do aeroporto Frank Dixon (Stanley Tucci). Ao ver nas televisões o que se passa na sua pátria Navorski desespera e tenta fazer tudo para entrar nos EUA, o que inclui aprender inglês usando guias turísticos e ter várias profissões consoante a ocasião. O filme narra as suas aventuras no aeroporto onde passa de indesejado a herói, o desenvolvimento da sua paixão por uma hospedeira - Amelia Warren (Catherine Zeta-Jones) - e os laços estabelecidos com os funcionários do aeroporto.
Uma curiosidade que Hollywood nos proporciona é a quantidade de trabalhos que os actores têm em Portugal neste momento, dos secundários deste filme quase todos estão ligados a um exibido recentemente: Chi McBride está em "I, Robot", Kumar Pallana em "Duplex", Diego Luna era a estrela de "Dirty Dancing 2" e Barry Shabaka Henley vai aparecer em "Collateral".
Falando agora dos nomes principais do filme Spielberg mantem-se nos dramas com um filme que se não fosse o currículo invejável que já possui seria um marco na carreira mas assim, é apenas mais um grande momento de um dos maiores realizadores mundiais. A como sempre excelente banda sonora de John Williams também não passa despercebida e a interpretação de Tom Hanks (que aprendeu búlgaro com a mulher para ser credível a falar como um imigrante de leste) mostra a enorme versatilidade do fantástico actor. O argumento dos autores de "S1m0ne" merece atenção pois numa época em que os aeroportos são possíveis alvos de ataques terroristas por estrangeiros, conta a história de um estrangeiro que começa lutando contra todos e acaba por realizar o sonho tendo todos do seu lado numa história que tanto puxa pelo riso como pela lágrima mantendo sempre um equilíbrio perfeito.

1 comentários:

Gustavo H.R. disse...

É... Concordo totalmente com o teor de seu comentário.