19 de fevereiro de 2006

"Brockeback Mountain" por Ricardo Clara


Um dos filmes que maior expectativa criou no último ano cinematográfico, "Brockeback Mountain" / "O Segredo de Brockeback Mountain" conta a paixão desenvolvida por dois homens, Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal), os quais se conheceram quando levavam um rebanho de ovelhas a pastar nos montes de Brockeback, nos idos anos 60. Levando cada um a sua vida independente, casados e com filhos, a relação homossexual por eles encetada prolonga-se no tempo, numa luta entre um casamento já realizado e um amor proibido.
Nomeado para 8 óscares, o que releva na altura em que escrevo, este filme dirigido por Ang Lee sofre de uma sobrevalorização pelo tema escolhido, em detrimento da obra cinematográfica que é em si mesmo. Não é possível, de nenhum modo, esquecer a realização de Lee: bela e poética, muito por culpa de uma fantástica fotografia que eleva a qualidade do filme, mas que peca (como em quase todos os filmes do realizador) pela excessiva lentidão, tornando-se por vezes um pouco aborrecido o seu visionamento. Com uma belíssima interpretação de Heath Ledger, num registo completamente diferente daquele a que nos habituou, a Montanha de Brockeback não comporta nenhum segredo - uma história que, tendo como base um amor entre um homem e uma mulher não passaria de uma história banal. Louve-se a coragem de Ang Lee de passar para película o conto original de Annie Proulx mas, de facto, parece-me que se sobrevalorizou este filme, muito por culpa do conteúdo homosexual deste. Não pondo de parte a (pequena) novidade deste factor, o segredo da dita montanha estava nas nomeações da Academia (será que vão premiar em quantidade?). E aqui, outra surpresa é a nomeação de Michelle Williams (o que faz ela para merecer a distinção?). Um punhado de frases, dois choros compulsivos, e nada mais. Já vi figurantes mais marcantes do que ela. Destaco, isso sim, a realização no seu todo - na montagem, nos planos e na fotografia.
Salvou-se, a par da realização, o visionamento onde estive presente. Numa sala lotada (não fosse uma antestreia...), foi quase estar presente numa experiência sociológica académica. Todo o comportamento dos espectadores foi interessante, pois de início sentia-se uma tensão e alguns impropérios, principalmente na primeira cena de amor, e que foi terminar num estado de tranquilidade e aceitação do que estavam a assistir (digo isto, não como comportamento próprio, mas pela natural - será - intolerância das pessoas). Uma normal história de amor, com o aperitivo de boy meets boy, em vez de meets girl...


Título Original: "Brockeback Mountain" (EUA, 2005)
Realização: Ang Lee
Intérpretes: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal e Michelle Williams
Argumento: Annie Proulx e Diana Ossana
Fotografia: Rodrigo Prieto
Música: Gustavo Santaolalla
Género: Drama / Romance
Duração: 134 min.
Sítio Oficial: http://www.brokebackmountain.com


0 comentários: