Fantasporto 2006
Começa hoje a competição no Fantasporto 2006. Depois de 4 dias de preparação - recordamos alguns vencedores de edições anteriores e conhecemos alguns dos novos concorrentes - chegam agora os dias pesados, aqueles em que a maior dificuldade é escolher em que sala se irá ver um bom filme.
A nível de retrospectivas tenho de admitir que o Fantas está melhor do que nunca e tem filmes imperdíveis. Plympton é um génio, Lang e Murnau são ainda melhores, Masters of Horror reúne Tobe Hopper, Joe Dante, Don Coscarelli, Dario Argento e Stuart Gordon, os filmes de artes marciais exibidos (irmãos Shaw) são os melhores do género.
Depois de Peter Jackson a Nova Zelândia deixou de ser um país distante por descobrir e foi desaparecendo lentamente do Fantasporto, este ano os filmes húngaros e tailândeses é que são as amostras das novas potências do cinema.
A Espanha/Filmax está em força no género fantástico e são os favoritos de entre os europeus (Méliès d'Argent). Nas outras secções tem vários candidatos mas as hipóteses de ganhar não são tão favoráveis.
Para a Semana dos Realizadores "The Bow" é um forte concorrente, se Kim Ki-Duk não estivesse a concorrer com Javier Bardem e Tony Scott já poderia ter levantado a estatueta.
No Cinema Fantástico os meus favoritos são "Saints-Martyrs-Des-Damnés" e "Johanna", poderá ainda surgir uma surpresa entre os títulos espanhóis.
Para o Orient Express o prémio não deverá a escapar a "Simpathy for Lady Vengeance", final da trilogia a que pertence "OldBoy" e que consegue ser ainda mais poderoso.
Como em todos os Fantas não se sabe se a vitória será de uma cinematografia consagrada ou se será descoberta uma nova potência.
0 comentários:
Enviar um comentário