14 de janeiro de 2007

"Night at the Museum" por António Reis


É preferível dormir no sofá

Há filmes que são demasiado peculiares para merecerem distribuição internacional. É o caso de “Noites no Museu”, filme natalício para as excursões familiares ao cinema que as férias propiciam . Sendo a história curiosa, ainda que não original como os variados filmes de terror passados nos museus de cera, é um filme dirigido a um público infanto-juvenil americano em que o contexto muitas vezes se torna difuso para audiências internacionais.
Ben Stiller, incapaz de mexer um músculo da face para dar alguma emotividade às suas expressões, é um desempregado desesperado em busca de um qualquer trabalho que lhe permita pagar o apartamento. O único biscate que arranja é o de vigilante nocturno num desses bizarros museus americanos onde esqueletos de dinossauros coexistem com soldadinhos de chumbo do farwest, réplicas em tamanho natural de Roosevelt a cavalo e reconstituições de túmulos de faraós. No meio desta miscelânea histórica há espaço ainda para representações do homem de Neandertal, Átila o Huno, o imperador Octávio, florestas tropicais com a sua fauna e outra tralha afim. De noite o museu amaldiçoado por uma placa egípcia ganha vida e o Tyranossaurus Rex passeia o esqueleto nos corredores de forma digital.
O aborrecimento por esta confusão de personagens estende-se por mais de hora e meia em trama de uma absoluta previsibilidade que seria suportável em formato televisivo. Robin Williams faz o possível por representar condignamente esse grande americano que foi Roosevelt mas vê-se que estava mais preocupado com o cheque do que com o sucesso do filme. De um moralismo atroz é uma comédia de riso muito amarelo e de um romantismo piegas. Apesar da publicidade o destino do filme em Portugal está traçado: um flop.

António Reis




Título Original: "Night at the Museum" (EUA, 2006)
Realização: Shawn Levy
Intérpretes: Ben Stiller, Robin Williams, Dick Van Dike, Ricky Gervais, Carla Gugino, Steve Coogan
Argumento: Ben Garant e Thomas Lennon, inspirados no livro de Milan Trenc
Fotografia: Guillermo Navarro
Música: Alan Silvestri
Género: Acção/Comédia/Família
Duração: 108 min.
Sítio Oficial: http://www.nightatthemuseum.com/

1 comentários:

Anónimo disse...

do piorio.