22 de janeiro de 2007

Séries de TV



Criada em 1989, a série de animação televisiva "Os Simpsons" agregou uma verdadeira legião de fãs que semanal e religiosamente seguiam (e seguem) os seus episódios. Com 87 prémios em 95 nomeações, esta fantástica família amarela vai já na sua 18ª Época, e promete continuar por muitos e bons anos. Com o passar dos anos, refinou-se (e de que maneira) o humor e a auto-crítica norte-americana, criaram-se personagens deliciosos, convidaram-se inúmeros famosos, bem como bandas musicais ou cantores (tais como Ringo Starr, Aerosmith, Michael Jackson, Red Hot Chilli Peppers, James Brown, Smashing Pumpkins, U2, Mick Jagger ou Lenny Kravitz), parodiaram-se filmes e séries e criaram-se expressões que nunca se dissociarão da série (D'oh!). Nomes como Matt Groening (criador da série), Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith ou Hank Azaria deram a voz e o talento em quase 400 episódios e a mais de 150 personagens (a par de outros actores. Mas, quem são verdadeiramente os Simpsons, e quem os acompanha?


"The Simpsons" - Atrás do lápis

Esta família de cinco, composta pelo pai Homer, a mãe Marge, e os filhos Bart, Lisa e Maggie, vivem na cidade de Springfield, tipicamente norte-americana e fundada em 1976 por Jebediah Springfield (ou Hans Sprungfeld, como vimos a descobrir). Homer é técnico de segurança da central nuclear (cujo proprietário é o infame C. Montegomery Burns, e o seu ajudante Smithers), sendo incompleto em inúmeras maneiras: não sabe estar socialmente, nãos e sabe sentar à mesa, tem um gosto imenso por álcool (especialmente cerveja, de preferência tomada no seu bar de eleição, o Moe's, cujo proprietário dá o nome ao estabelecimento) e sabe ser sempre inconveniente. Marge é uma dona de casa tipicamente infeliz: não soube dar rumo à vida e tornou-se uma simples criada da sua família. Bart é um miúdo traquinaujas prioridades passam por andar de skate, pregar partidas e ser popular (ao melhor estilo norte-americano) na sua escola. Ao contrário, Lisa é o elemento culto do clã: toca saxofone (depois da inspiração de Bleeding Gums Murphy) tem notas altas na escola e gosta de ler. Maggie, por seu lado, é uma bebé que ainda não fala (apesar de sabermos que a sua primeira palavra foi papá), e que não deixa por um segundo a chupeta. Juntos, vivem o dia a dia na companhia de imensos habitantes de Springfield: o chefe da polícia Wiggum, o reverendo Lovejoy, o seu vizinho religioso Ned Flanders, o avô Simpson (que mora num lar), o dono do seven-eleven indiano Apu Nahasapeemapetilon, o actor falhado Troy Maclure ou o advogado fanfarrão Lionel Hutz. No total, criaram um enorme conjunto de estereótipos da sociedade norte-americana, e deliciam todos aqueles que os vêm.


A família Simpson


Homer Simpson

O chefe da família. Irresponsável, inconveniente, desconcertante, glutão, e inculto, nutre uma obsessão por cerveja e pela televisão sem par. Originalmente chefe se segurança da central nuclear, Homer já fez de tudo: astronauta, "Rei da Cerveja", mayor, inventor, agricultor ou artista, entre muitas outras profissões, e tem uma personalidade calma e naif que cativa todos que com ela convivem. Não tem semelhanças com nenhum americano, mas recebe um pouco de todos, sendo por isso um belissimo estereótipo do americano comum. Recebe a voz de Dan Castellaneta.



Marge Simpson

A mãe Simpson será a típica dona de casa - insatisfeita com a vida que leva, recebe laivos de sublimação em tarefas tão simples como lavar a roupa ou arrumar a sala. Já tentou por várias vezes ter um emprego, desde polícia até barwoman, mas decidiu, em todo o caso, que a sua família necessita mais dela, do que ela de uma profissão. No fundo, Marge tenta ser o pêndulo de uma família disfuncional, e ela sabe-o. Recebe a voz de Julie Kavner.



Bart Simpson

"I'm Bart Simpson, who the hell are you?". O mais velho dos três filhos do casal, com 10 anos, Bart é o enfant terrible da família. Skate, popularidade na escola, os desenhos animados de alto grau de violência "Itchy and Scratchy" e a sua personagem de comic preferida, o Homem-Radioactivo, são as prioridades no dia a dia. Rapaz de grandes talentos, até já foi parte integrante da máfia de Springfield, fruto do espírito rebelde, que se manifestou muito cedo, não fossem as suas primeira palavras "Ay Caramba". Recebe a voz de Nancy Cartwright.



Lisa Simpson

A mente genial da família, Lisa consegue ser tudo aquilo que Bart não é: inteligente, talentosa (toca saxofone) e senhora de fantásticas notas na escola, é capaz de ter mãos e imaginação para dez projectos ao mesmo tempo. Consegue ter ao mesmo tempo um orgulho enorme naqueles que partilham o seu apelido, como vergonha nos seus actos. Mas no fundo apoia e está sempre presente nos piores e nos melhores momentos da família mais amarela do mundo. Partilha a voz com Yeardley Smith.



Maggie Simpson

A bebé que encerra este quinteto. Falar de Maggie é falar da sua chupeta (instrumento indispensável para a sua paz), mas é falar especialmente do personagem mais físico de todos - expressões de reprovação não são amiúde demonstradas, em alguém que ainda não fala (apesar da sua primeira palavra ter sido papá). A questão passa por saber se aquilo que poupa em palavras não será fruto de viver numa família que, se fosse a dar a opinião acerca dela, não se calaria!

0 comentários: