24 de janeiro de 2007

"The Wicker Man" por Nuno Reis

Com o final do ano surgem sempre grandes filmes, os candidatos a Oscares. O desfasamento habitual das estreias portuguesas em relação aos EUA faz com que o nosso mês de Janeiro seja rico em filmes de altíssima qualidade. Infelizmente por entre os grandes filme ocasionalmente passa um intruso. Esta semana temos um desses casos para analisar.
Neil LaBute há dez anos surpreendeu nos festivais com “In The Company of Men” e desde então já filmou com alguns dos mais famosos actores do cinema actual. Para nova versão deste filme reuniu um elenco promissor: Nicholas Cage é o protagonista, Ellen Burstyn a adversária, entre os secundários o nome de maior destaque é Leelee Sobieski mas mesmo James Franco aparece numa cena.
A história segue Edward Malus (Cage), um polícia de província que acaba de assitir a um terrível acidente. Esse acontecimento perturbador convence-o a mudar de ares e parte para uma ilha distante, Summersisle, onde habita uma ex-namorada que lhe pediu ajuda. Willow (Kate Beahan), a velha paixão de Edward, perdeu a filha e teme que lhe façam mal, a missão de Edward é encontrar essa criança que mais tarde descobrirá ser sua filha. A missão não é fácil pois toda a ilha parece estar contra ele e conspirar para ocultar a verdade.
Uma ilha governada por mulheres, um mistério irresolúvel, muitas situações irreais e confusas. Aquilo que deveria ser perturbador para a personagem de Cage acaba por ser perturbador apenas para o espectador pois Cage continua a resolver o mistério como se estivesse na sua cidade. Para o final, quando nada na ilha se assemelha à normalidade, envolve-se em situações totalmente ridículas. O Homem de Vime que dá o título original ao filme é o apogeu da anormalidade que define todo o projecto. Apesar de a nível visual não haver nada a apontar ao filme, tudo aquilo que o compõe acaba por ser um desconsolo. O filme tenta ser de terror, tenta ser fantástico, tenta ser uma afirmação do feminismo. E atinge os seus objectivos pois para tentar não é necessário grande esforço. Foi uma pena a película não ter queimado antes de o filme acabar pois realmente poucos espectadores merecem ser torturados assim.



Título Original: "The Wicker Man" (Alemanha, EUA, 2006)

Realização: Neil LaBute
Intérpretes
: Nicolas Cage, Kate Beahan, Ellen Burstyn
Argumento: Neil LaBute (baseado no argumento de Anthony Shaffer)
Fotografia: Paul Sarossy
Música: Angelo Badalamenti
Género: Mistério/Thriller
Duração: 102 min.
Sítio Oficial: http://thewickermanmovie.warnerbros.com/

0 comentários: