23 de setembro de 2005

”I Heart Huckabee’s” por Nuno Reis


Um mês depois da estreia “I Heart Huckabees” apenas está em exibição numa sala. Quase todos os anos um filme com um elenco formidável é pouco divulgado. Por questões relacionadas com a pouca vontade de o exibir ou por saberem que não é para o público geral, esses filmes são distribuídos, projectados e arquivados sem que a campanha de promoção seja tão imponente que um mês antes da estreia já sabemos tudo sobre o filme e não gostamos dele. É exactamente o que se passa com “I Heart Huckabees”, um filme muito bom mas demasiado invulgar e filosófico para o público.
Albert (Jason Schwartzman) é um homem com dúvidas existenciais que contrata uns detectives para tentarem descobrir porque se cruzou três vezes com o mesmo homem. Esses estranhos detectives (Dustin Hoffman e Lily Tomlin) levam-no numa viagem filosófica pelo mundo e pela mente em que Albert quase enlouquece. Por isso Al em simultâneo opta pela curso de Caterine (Isabelle Huppert), uma rival deles, onde se irá descobrir e conhecer o mundo que o rodeia. O seu companheiro de curso com Caterine é Tommy (Mark Whalberg), um bombeiro também muito problemático e com um comportamento violento. O problema de Albert é Brad (Jude Law), que tem entre mãos um problema bem grave, todas essas introspecções fazem com que Dawn (Naomi Watts), a modelo que representa a Huckabee’s, decida mudar a sua vida o que pode destruir a imagem da empresa e causar o despedimento de Brad. Enquanto isso a Huchabee’s precisa de Brad para fazer avançar um projecto de um novo centro comercial que por causa do seu impacto está a ser boicotado por Albert.
Tendo por base este conflito de interesses e os diversos problemas de cada personagem, várias situações são propícias para reflectir. Perseguidos por três detectives que seguem duas filosofias diferentes e contraditórias, Albert e Brad irão redefinir-se e adaptar-se ao mundo em que vivem e em que nunca realmente pensaram, um mundo a que todos os outros parecem estar ajustados mas que na realidade se ajusta a todos, como um lençol.
Eu raramente disse que um filme era genial e que devia ser visto por toda a gente, mas digo com convicção que este, mesmo não sendo genial, deve ser visto por quem se ache capaz de o compreender.



Título Original: "I Heart Huckabee’s" (Alemanha e EUA, 2004)
Realizador: David O. Russell
Intérpretes: Jason Schwartzman, Jude lAw, Naomi Watts, Dustin Hoffman, Isabelle Huppert, Mark Wahlberg, Lily Tomlin
Argumento: David O. Russell e Jeff Baena
Fotografia: Peter Deming
Música: Jon Brion
Género: Comédia Existencial
Duração: 106 min
Sítio Oficial: http://www.foxsearchlight.com/huckabees/

1 comentários:

Anónimo disse...

Não direi que é genial, mas que tem um argumento original (que é raro encontrar hoje em dia no cinema) e um leque de actores muito bons que fazem deste filme, um filme diferente daquilo que estamos acostumados a ver.

Jorge