21 de setembro de 2007

Méliès entregues em Lund com brilho e humor




O festival de Lund na Suécia acolheu este ano a cerimónia de entrega dos nove Méliès d’Argent e do Méliês d’Or escolhido de entre os precedentes.

Cidade universitária no sul da Suécia, perto de Malmo e da notável obra de engenharia que é a ponte sobre o Báltico, Lund tem um dos mais interessantes festivais do fantástico com quem o Fantasporto tem uma relação priveligiada. Recorde-se que o Méliès é a marca da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico que presta tributo a Georges Méliès como iniciador dos diversos subgéneros que compõem o fantástico contemporâneo.
Nesta gala o vencedor no Fantasporto tinha sido uma original e inovadora visão em animação de Christopher Volckman – "Renaissance" – que por essa razão era um dos potenciais candidatos ao Méliês d’Or. Outro dos filmes em competição por este honroso galardão era "Der Blaue Grenze" do alemão Till Frenzen também exibido com muito sucesso no Fantas de 2006. "Princess" foi o premiado por Sitges. "Ils" de David Moreau tinha ganho Amsterdão. "Ugly Swans" de Konstantin Lopushansky ganhou em Neuchatel, e por curiosidade refira-se que é um filme subsidiado e promovido pela Fundação Gorbachev, Espoo na Finlândia premiou o dinamarquês "How to Get Rid of the Others". Bruxelas escolheu "Dead in Three Days" uma incursão austríaca numa versão mais gore. Leeds escolheu outro dos filmes exibidos no Fantas "Isolation" e o festival de Sabaudia em Itália preferiu o terror em versão pura e dura de "Hell's Fever".

Note-se o predomínio do fantástico da Escandinávia nesta selecção de premiados com três dos filmes e também na curiosidade de nenhum filme espanhol estar presente na selecção final ao contrário do que era habitual. Este predomínio acabou por se revelar decisivo com a vitória de "Princess" um filme controverso, que divide claramente espectadores e crítica, que desperta emoções contraditórias e sob uma violência em Ánime pretende transmitir uma visão moral, de um maniqueísmo redutor. A reacção em Cannes tinha sido muito oposta, a resposta do público em Sitges quando foi anunciado o prémio do encerramento oscilou entre os aplausos e os apupos, mas o público sueco presente na cerimónia mostrou uma refinada educação e aplaudiu o prémio aos seus vizinhos do sul. Como nota adicional a menção especial do júri para "Renaissance", que apesar de anunciada não consta da lista oficial de prémios. A curta-metragem vencedora foi "Sniffer", mas ao que consta das informações que transpiraram do júri esteve eminente a hipótese de não se dar nenhum prémio, dada a qualidade dos filmes não ser brilhante. A Federação Europeia de Festivais do Cinema Fantástico teve a interessante ideia de reunir em DVD as curtas-metragens nomeadas (aquelas que os realizadores autorizaram) o que é uma iniciativa muito positiva para dinamizar e divulgar as curtas-metragens do fantástico, Os interessados neste DVD pode contactar directamente a federação através do site http://melies.org/´.



No programa social, cultural e gastronómico que o festival de Lund proporcionou uma menção para a visita aos estúdios Ystad onde foi rodado "Frostbiten", Grande Prémio do Fantasporto em 2006. O estúdio, numa antiga base militar tem um espaço de museu interactivo que é um exemplo barato, simples e eficaz de motivar públicos de todas as idades para o audiovisual. Tem também os cenários de um dos mais populares produtos do género policial do norte da Europa que são os filmes baseados em Wallender do escritor Henning Mankell que actualmente mora em Moçambique e é casado com umas das filhas de Ingmar Bergman. Este é pois mais um dos motivos para uma viagem ao país do mítico herói Nils Holgerson.

0 comentários: