Nada melhor para homenagear Manoel de Oliveira que reflectir sobre o legado que é a sua obra. E ninguém melhor do que Fernanda Matos, a sua primeira estrela, da imensa galeria de actrizes consagradas que o realizador seleccionou, para nos dar o testemunho do mestre.
O Ateneu Comercial do Porto e a Replicantes - Associação Cultural uniram-se para, na data do aniversário de Manoel de Oliveira, manter viva a sua memória.
Sexta-feira dia 11 pelas 21:30 no Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto, Fernanda Matos partilhará as suas recordações da filmagem de "Aniki Bobó". Que seria desta obra-prima de Manoel de Oliveira, que tão bem tem resistido ao tempo e às mudanças de gostos, se não fosse essa personagem feminina que enche o ecrã? Apesar de esta ser a sua única aparição, Fernanda Matos tornou-se uma estrela do cinema português. Ao longo de várias gerações, novos e mais velhos, não resistem a um sorriso transbordante que ilumina o ecrã.
Um especial destaque para a sonorização de "Douro faina fluvial", um excepcional trabalho técnico do Professor Dr. Carlos Miguel sobre esta outra obra-prima de Manuel de Oliveira, que nos comentará o processo de recriação sonora. A sessão contará ainda com análise críticas da obra, o filme de cinema de animação orientado pela Anilupa/Associação de Ludotecas do Porto, realizado por alunos da EB1 do Bom Pastor, "O Álbum da Senhora Fernanda" e a entrevista realizada por Nuno Grilo "Esse olhar que é só teu".
A homenagem é complementada com uma selecção de fotos de rodagem de "Aniki Bobó" capturadas por um dos maiores fotógrafos portuenses, António Mendes, com a parceria da galeria Quadras Soltas. Esta tertúlia tem entrada gratuita e marca uma renovada aposta do Ateneu Comercial do Porto na dinamização cultural da cidade.
Evento Facebook
0 comentários:
Enviar um comentário