22 de agosto de 2003

"What a Girl Wants" por Ricardo Clara

Daphne Reynolds (Amanda Bynes) é uma jovem americana que tem um sonho muito especial:conhecer o seu pai (Colin Firth), um distinto lord britânico que desconhece a existência de uma filha. Daphne parte então para a Inglaterra e vai mudar a vida do seu pai, Lord Henry Dashwood, e de toda a aristocracia britânica.
"What a Girl Wants" é um típico produto da época em que nos encontramos, uma comédia romântica leve, realizada por Dennie Gordon (que faz a segunda incursão na realização de longas metragens, tendo dirigido "Joe Dirt" em 2001, apesar de contar com inúmeras séries no seu currículo, entre as quais "Picket Fences" - 1992, "Ally McBeal" - 1997, "Dawson's Creek" - 1998 e "Jack & Jill" - 1999) e dá a conhecer uma actriz que será muito em breve (na minha opinião), produto recorrente das comédias adolescentes. É de facto uma comédia romântica leve, mas leve de mais. Com um argumento especialmente concebido para que a narrativa fosse o mais linear possível, é uma adaptação da peça de teatro de William Douglas Home intitulada "The Reluctant Debutante".

Transporta para o ecrã todas as fórmulas gastas e evaporadas da busca incessante, da dificuldade e quase abandono até ao final feliz. Um típico filme para ser visto não numa sala de cinema, mas sim num divã de psicanalista.






Inova sim na apresentação da química homem / mulher numa relação pai / filha, relegando a habitual relação de um casal para segundo plano, o que de facto é um ponto menos visto nos filmes do género. A história desenrola-se sempre num único sentido (o da saída), sendo completamente previsível, só consegue levar o público às gargalhadas quando deixa a tentativa de humor falado para humor físico (triste desenrolar da maioria das comédias actuais). Daphne apaixonar-se-à por um jovem inglês, multifacetado, pois é arrumador de carros, porteiro e recepcionista de um pequeno hotel e ainda vocalista de uma banda que toca em todos os casamentos e festas da realeza daquele país, podendo (que coincidência) encontrar-se sempre com a sua amada. Com as suas atitudes nada aristocráticas, a pequena nova-iorquina quase destrói as pretensões políticas do seu pai e de toda a família Dashwood. Curiosidade interessante é a presença neste elenco de dois actores desconhecidos, mas que têm duas fugazes aparições no filme: Peter Hugo e Elizabeth Richard, dois actores que interpretam o Príncipe Carlos e a Rainha de Inglaterra, e que têm semelhanças impressionantes com os caricaturados (não sendo de estranhar o facto de ambos já terem interpretado este papel por diversas ocasiões em outros filmes).
A beleza dos olhos de Bynes poderá convencer muitos espectadores, mas a falta de rigor na realização não irá decerto convencer nenhum cinéfilo mais atento.



Título Original: "What a Girl Wants" (EUA, 2003)
Realizador: Dennie Gordon
Intérpretes: Kelly Preston, Amanda Bynes, Colin Firth e Jonathan Pryce
Argumento: William Douglas Home
Fotografia: Andrew Dunn
Música: Rupert Gregson-Williams
Género: Comédia / Romance / Aventura
Duração: 105
Sítio oficial: http://www.warnerbros.co.uk/movies/whatagirlwants/index.html

0 comentários: