23 de junho de 2005

"Batman Begins" por Ricardo Clara

Bruce Wayne, jovem milionário, encarna um alter-ego que patrulha as ruas da cidade de Gotham. Mas, como é que tudo começou? Onde é que Wayne, ou Batman, desenvolveu todas as suas habilidades e gadgets que o auxiliam na luta contra o crime?
A história, sobejamente conhecida, e adaptada da BD, teve um primeiro episódio em 1989, numa realização de Tim Burton. Aí, Michael Keaton encarnava a personagem principal, num filme que colocaria a fasquia muito alta na abordagem a esta personagem. Em 1992, os mesmos protagonistas, vilões diferentes: surge Danny DeVito enquanto pérfido Pinguim, e Michelle Pfeiffer enquanto Catwoman. Em 1995, nova abordagem (e que abordagem): um tenebroso Joel Shumacher realiza "Batman Forever", e apresenta Val Kilmer enquanto o homem-morcego. Num filme de terrível qualidade, nem Jim Carrey nem Nicole Kidman abrilhantaram uma fita já de si muito fraca. Mas só em 1997 se atinge o fundo: "Batman & Robin", ou "como dois heróis se vestem de couro e protagonizam uma imensa fábula gay". Nem será necessário avançar mais. Daí até abrandar o ritmo, foi um passo. Oito anos volvidos, e as espectativas eram elevadíssimas. Vamos então por partes: o realizador é Christopher Nolan, um londrino que espantou o mundo cinematográfico em 2000 com "Memento"; o elenco, de enorme luxo: Michael Caine, Liam Neeson, Katie Holmes, Cillian Murphy, Ken Watanabe, Morgan Freeman e, para terminar, um novo actor na pele do herói: Christian Bale ("American Psycho" - 2000; "The Machinist" - 2004). Mas, infelizmente, parece que os ingredientes não foram todos bem misturados. Ok, há um ambiente noir que regressa a este filme, numa toada já apresentada por Tim Burton; bem como Christian Bale, que consegue aproximar-se de Keaton no inicial de 1989; tal como a banda sonora, de um senhor que nunca desilude - Hans Zimmer. Mas não passa de um grupo de planos desorganizados, com constantes avanços e recuos temporais debilmente montados, e que termina com acção fraca e explosões quanto baste. É, de facto, um flop este primeiro blockbuster de verão, que acaba por ser isso mesmo, um filme... de verão. Pedia-se mais. Numa fase importante, pois a narração do que levou um homem comum tornar-se um personagem assustador e desconcertante, bastante ligado ao "mundo das trevas" (o próprio Nolan havia colocado como objectivo a devolução do herói às trevas), acabamos por ter uma película que não aguenta a pressão de desenvolver uma base de sustentação suficientemente forte para justificar e amparar tão magnânime personagem, por vezes herói, outras anti-herói. O filme termina com a deixa para uma continuação (algo já previamente anunciado), e o regresso do Joker (um vilão a sério, não um Ducard qualquer que quer levar Gotham City à implosão). Mas, de facto, nem a introdução de um verdadeiro vilão nos garante que melhorará... Um conselho: chamem o Guillermo del Toro, ele ensina como se faz.



Título Original: "Batman Begins" (EUA, 2005)
Realizador: Christopher Nolan
Intérpretes: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Katie Holmes, Cillian Murphy, Ken Watanabe e Morgan Freeman
Argumento: Bob Kane e David S. Goyer
Fotografia: Wally Pfister
Música: Hans Zimmer
Género: Fantástico / Aventura / Acção
Duração: 141 min
Sítio Oficial: http://www2.warnerbros.com/batmanbegins

2 comentários:

Anónimo disse...

por vezes leio criticas que realmente fico a pensar onde raio desencantam as pessoas para escrever coisas tão absurdas, fazem-me lembrar aqueles que já sabes que vão dar sempre 5 estrelas aos filmes do MOliveira, mesmo quando o são insuportáveis.

Enfim... dizer que este filme é um flop quando está em 1º na box office dos EUA, e que o filme é mau é de uma inconsciência extrema. É um facto que o inicio de verão tem sido fraco no geral em comparação com os outros, mas 1ºlugar NUNCA é flop.

E um filme que resulta muito bem, e está bem filmado, onde os planos (que o autor desta critica diz serem "desorganizados") se passam no ponto de vista da vitima, o que só aumenta o suspence na acção.
Eu gostei bastante do filme, o personagem resulta, a psicologia resulta (mas querias que um gajo que se veste de morcego para bater nos bandidos fosse uma pessoa normal e não "desconcertante"???)

por fim, queria só referir que no IMDB este filme tem 8.4 em perto de 33mil votos... ao menos ainda há pessoas por aí que sabem o que é bom.

Anónimo disse...

Ok. Respeito completamente a sua opinião. Obrigado pela visita e pelo comentário. Saudações cinéfilas!