14 de julho de 2015

O que aconteceu no Bloggers Camp 2015

No fim-de-semana que passou, Sintra recebeu um encontro de bloggers diferente do habitual. Entitulado Bloggers Camp, a intenção das organizadoras era cruzar o ambiente das colónias de férias com a estrutura das conferências. As regras eram as da blogosfera: partilha e entre-ajuda.
Logo Bloggers Camp
Os temas abordados nas palestras eram específicos de alguns géneros de blog (fotografia, moda, lifestyle, beleza e viagens), mas nos workshops foi dada informação que se pode aplicar em qualquer tipo de blog: "Como ter ideias infinitas para publicações", "Edição de fotografia para blogs e redes sociais", "Interacção com marcas e gestão de parcerias", "Técnicas de SEO para maior destaque nos motores de busca". Os títulos não eram bem assim, mas penso que desta forma é mais esclarecedor. Onde foram realizadas estas sessões? Ou em bancos de madeira no jardim, ouvindo a água e sentindo o sol num maravilhoso dia de Verão, ou sentados no chão de um quarto. Pode soar desconfortável, mas é bem melhor do que ficar num auditório horas a fio debaixo de ar condicionado.
As oradoras não eram os nomes mais mediáticos da blogosfera, mas tinham o dom da comunicação e começando a ouvir o que já tinham feito, era óbvio que tinham muito para ensinar. Não era preciso mais ninguém. Mesmo quem não falou publicamente, foi partilhando dicas e contando histórias que ajudam.

Niceway Sintra Palace

Com cerca de quarenta pessoas envolvidas, distribuídas por um largo espectro etário e temático, com bloggers desde os inícios da blogosfera até criados neste mesmo mês, em plataformas como Blogger, Wordpress, Joomla, sem falar de instagrammers, vloggers e demais variantes, terá sido o maior evento do género que Portugal já viu. A sua realização num esplendoroso hostel (NiceWay Sintra Palace) manteve a informalidade e jovialidade a todos os momentos.

Alojar e alimentar toda esta gente tinha um custo. Mas os simbólicos sessenta euros da inscrição foram imediatamente recuperados com as prendas dos patrocinadores que mimaram todos os presentes.
Bloggers Camp patrocinadores

Quem não foi, não imagina o que perdeu. Resta-vos esperar por uma nova edição (claro que vai haver) e correrem para guardar lugar. Com todo o buzz gerado, decerto a afluência vai ser gigante.

2 comentários:

Catarina Sousa disse...

Obrigada pela tua review, Nuno! Derretemos todas ao lê-la.

E mesmo só tendo tido um participante masculino, tivemos muita sorte com o que nos calhou. ;)

Fico tão feliz que tenhas gostado neste nosso pequeno encontro/projecto e se para o ano houver mais, gostávamos imenso de ter ver por lá novamente!

Beijinhos,

Catarina A. Sousa
Joan of July

Nuno disse...

Obrigado eu por me aceitarem lá. Foi uma honra assegurar que aquilo não descarrilava num evento sobre blogs no feminino. Não me posso queixar de nada, pelo contrário :)

Desde que esteja no país, não vejo motivos para não ir a todos os que façam. E façam muitos.