24 de junho de 2003

Cinema em casa: jornal + DVD

Qualquer cinéfilo que se preze é um seguidor activo daquilo que de melhor se pode adquirir para possuir uma boa série de títulos de cinema em casa, mais particularmente no formato digital. Assim sendo, e dividindo esta rubrica por vários textos, vou debruçar-me sobre as “ofertas” promocionais que a comunicação social escrita traz actualmente.
Começo por aquela que considero ser a melhor: a Série Y II do Público. Após o sucesso comercial que foi a primeira edição de 25 títulos de boa qualidade, que incluíam filmes como “Kids”, “Se7en”, Sangue por Sangue ou “Fargo”, a segunda série subiu a fasquia. São mais 18 títulos que incidem especialmente no cinema de autor, reunindo nas suas fileiras realizadores tão bons como variados. Exemplos disso são “Dancer in the Dark” de Lars von Trier, o thriller onírico que é “Mulholland Drive” de David Lynch, “Paris, Texas” de Wim Wenders, “Intimidade” de Patrice Chéreau ou a brilhante comédia de Jean-Pierre Jeunet “O Fabuloso Destino de Amélie”, não podendo, obviamente, deixar de referir o esforço em apostar novamente em filmes portugueses (e de qualidade, acrescente-se), como “Delfim” de Fernando Lopes, ou os clássicos de comédia “A Canção de Lisboa” e” Costa do Castelo”, de José Cottineli Telmo e Arthur Santos, respectivamente.
O Diário de Notícias termina no próximo dia 27 de lançar com o jornal esta “fornada” de filmes, que começou a 27 de Dezembro com “O Último Destino”, filme que encontra a sequela actualmente nos cinemas. Passaram por esta colecção obras variadas como “Million Dollar Hotel” de Wim Wenders, “Wonder Boys” de Curtis Hanson e “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros. É uma colecção com títulos variados, mas não será uma selecção muito feliz. Fica o reparo para futuras edições. O preço era de € 7,90.
O Jornal de Notícias começou dia 11 de Junho uma colecção de 17 filmes, com uma selecção assaz curiosa, pois junta no mesmo pacote títulos como “O Último Imperador” de Bernardo Bertolucci e “Scream 3” de Wes Craven, ou “Papillon” de Eloïse Corbeil e “Vidocq” de Pitof por € 8,90.
Qual a diferença entre estas edições (e para referir-me unicamente às mais procuradas) para além, obviamente, do preço? São os extras, esse elemento indispensável em qualquer DVD. Comparemos então. Com o “Público” da passada quinta veio “Verão Escaldante”, um thriller policial de Spike Lee. Com o filme vinham os seguintes conteúdos: taser, trailer, filmografias, entrevista ao realizador e uma peça intitulada “David Berkowitz, o retrato de um assassino”, inserindo a ficção na realidade. Com “Chocolate” de Lasse Hallström, que sai amanhã com o JN, não vem um único extra. Já o dvd de “Wonder Boys” vinha com um aspecto mais tradicional, possuindo variados extras, entre os quais documentários, videoclips, trailers e entrevistas. Será portanto importante atentar a estes aspectos na selecção do material a adquirir.
Já fora das fronteiras portuguesas, o diário espanhol “El País” começou na passada semana a colecção Cinco Dias, que trará todas as semanas, aos sábados, duas películas num DVD, tendo o primeiro disco sido contemplado com “As Minas do Rei Salomão” de Robert Stevenson e “César e Cleópatra” de Gabriel Pascal com a belíssima Vivien Leigh.
A versão portuguesa da revista Première tem vindo a distribuir mensalmente um dvd, tendo óptimos filmes como “Amores Perros” de Alejandro González Iñárritu ou “A Pianista” de Michael Haneke, não defraudando os seus leitores com uma óptima selecção de películas.
De um modo geral são algumas das escolhas que podemos encontrar no mercado nacional.

0 comentários: