13 de novembro de 2003

Diário de um festival: dias 2 e 3


O muito trabalho dos últimos dois dias impediu-me de escrever umas linhas sobre este festival de cinema de animação que decorre à 27 anos em Espinho. Na terça-feira uma boa afluência de público veio aqui ao Centro Multimeios de Espinho assistir à primeira sessão competitiva, onde "To Have and to Hold", de Emily Mantell fez as delícias dos espectadores. O animador holandês Menno de Nooijer começou a leccionar um atelier de cinema de animação, indo a obra desenvolvida ser apresentada na Sessão de Encerramento, a decorrer no próximo Sábado.
Já no dia de ontem, a Retrospectiva de Cinema de Animação Estoniano colheu críticas muito positivas, bem como a Sessão Panorama 3 (sessão Panorama é aquela que exibe filmes que não estão a competição internacional mas que por evidente qualidade merecem ser exibidos ao público). Quanto à Sessão Competitiva 2, a qualidade dos filmes foi bastante boa, sendo complicado de destacar algum dos exibidos.
Para o dia de hoje está agendado um debate, com o mote "O Cinema de Animação e a Televisão", que contará com a presença de Elísio de Oliveira, presidente do ICAM, a começar às 21.00. Esta manhã os convidados do CINANIMA 2003 tiveram a oportunidade de visitar Gondomar, num passeio turístico oferecido pela organização do CINANIMA e com o apoio da Câmara de Gondomar. O dia terminará com a exibição da 3ª Sessão Competitiva, a ver às 20:45 com repetição às 23:00.


0 comentários: