2 de abril de 2006

”Underworld: Evolution” por Nuno Reis



Há três anos Kate Beckinsale entrou em grande nos blockbusters do cinema fantástico com “Underworld”, “Van Helsing veio meses depois. Enquanto no primeiro a luta era entre vampiros e lobisomens, o segundo recuperava o mais clássico caçador de vampiros colocava-o a enfrentar essas duas criaturas e ainda Frankenstein, a elíte do terror.
Por enquanto não se lembraram de fazer uma sequela de “Val Helsing”, ou pelo menos não a filmaram ainda, mas este ano chegou às salas a sequela de “Underworld” com o sugestivo título “Evolution”. Na primeira parte Selene tinha sido traída pelos seus mas tinha-se vingado e criado um híbrido. Meio vampiro meio lobisomem, Michael seria a criatura mais poderosa à face da terra. Em “Underworld: Evolution” seria suposto que houvesse evolução, se não nas personagens pelo menos na história. O filme começa com Michael a adaptar-se a ser híbrido e controlar o seu desejo de alimento, depois é apenas violência gratuita num argumento demasiado pobre para merecer a película que foi gasta. Os confrontos entre monstros foram transformados em algo ridículo, o primeiro filme tinha alguma emoção e causaria alguns sustos, este não tem emoção e causa sono. As criaturas e a sua monstruosidade foram reduzidas ao mínimo, o filme anterior tinha vampiros e lobisomens com muitas transformações e elaboradas técnicas de caracterização e computação, neste é exactamente o contrário. Aqui Beckinsale é um híbrido mas a caracterização resume-se a lentes de contacto, os combates corpo-a-corpo são entre actores, os CGI apenas são alvejados de longe.
A nível de conhecimento do passado tentam corrigir a versão apresentada em “Underworld”, acrescentam nomes, mostram as origens e tentam encaixar tudo. O resultado é uma amálgama que vem destruir a impressão causado pelo primeiro filme. É triste dizer mas este filme se fosse uma luta entre pessoas normais seria considerado dos piores de sempre, só por ter uns monstrinhos já milhões o irão ver. Isto não é cinema fantástico, é mau cinema de acção.



Título Original: "Underworld: Evolution" (EUA, 2006)
Realização: Len Wiseman
Intérpretes: Kate Beckinsale, Scott Speedman, Tonu Curran
Argumento: Danny McBride, Len Wiseman, Danny McBride
Fotografia: Simon Duggan
Música: Marco Beltrami
Género: Acção/Fantasia
Duração: 106 min.
Sítio Oficial: Underworld: Evolution/

1 comentários:

Anónimo disse...

Ainda lembro-me que quando fui ver o primeiro Underworld fui com um pé atrás, pois apesar de adorar filmes de vampiros, esse não me chamava muito a atenção. No entanto, adorei o filme e por isso esperava ansiosamente pela Evolução mas... Ao ver a segunda parte do filme fiquei mesmo desiludido. Esperava algo mais... Este foi um filme que vi, mas não tenciono voltar a vê-lo.