6 de abril de 2006

"Basic Instinct 2" por Nuno Reis

Sharon Stone pode ter sido nomeada para um Óscar por “Casino” mas a resumir a carreira a um filme ele seria “Basic Instinct”. É incrível como um simples descruzar de pernas pode marcar toda uma carreira. Mais de dez anos depois foi feito um esforço para criar um remake digno do original, Michael Caton-Jones realizou, Charlotte Rampling é uma das secundárias e o argumento é dos autores de “Venus Rising”. Sharon Stone voltou por quase 20 vezes mais do que recebeu no original (subiu de 750000 para treze milhões e meio). O resultado? Uma desilusão pior do que o esperado.

A história volta a seguir Catherine Tramell, uma sedutora psicopata que mata impunemente apenas pela emoção. A vítima da intriga volta a ser um polícia mas desta vez o protagonismo é assumido por um psicanalista (David Morrisey). O filme começa com Catherine a ter relações num carro que se afunda, nesse acidente morre um famoso futebolista o que a lança num rodopio de mediatismo coincidente com as suas ambições. Michael Glass é o homem indicado pelo Ministério para traçar o perfil dela e determinar se pode sair em liberdade. Como todos antes dele também o doutor acabará por se apaixonar e cair numa trama de sentidos que o levará a ser acusado dos crimes que ela comete.

Stone tem um bom papel e mais uma vez encaixa na personagem como ninguém. Apesar dos cinquenta anos continua a ser deslumbrante e não tem nada de que se envergonhar nas variadas cenas de nudismo. O resto do filme tenta afastar-se dela e mostrar o drama de Michael mas cai em vários lugares comuns e repete tudo aquilo que foi visto em demasiados filmes. É um título para esquecer.




Título Original: "Basic Instinct 2" (EUA, 2005)
Realização: Michael Caton-Jones
Intérpretes: Sharon Stone, David Morrissey, Charlotte Rampling
Argumento: Leora Barish e Henry Bean
Fotografia: Gyula Pados
Música: John Murphy, Jerry Goldsmith
Género: Crime/Drama/Thriller
Duração: 114 min.
Sítio Oficial: Basic Instinct 2

4 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei curiosa quando ouvi falar da estreia deste filme. No entanto, quando vi o trailer, fiquei completamente elucidada acerca do nível de qualidade desta sequela. Mais um filme que nem vale a pena sacar da net...Ainda me pergunto como é possível actores aceitarem fazer parte de filmes como este...

Nuno disse...

Bem, como eu disse foram precisos 13 milhões. Felizmente na primeira semana de exibição nos EUA apenas facturou 3 milhões, com números desses não haverá terceiro.

Sofia Miranda disse...

Já se esperava a avalanche de criticas negativas... só o vou ver porque tenho King Kard... Sempre achei que Basic Instint não era filme para remake.
Cumprimentos Cinéfilos

Sofia Miranda
www.matine.blogspot.com

Anónimo disse...

um filme de facto desapontante, realmente mau. nem a beleza de sharon stone e a competência de david morrissey salvam este fiasco!