23 de março de 2008

"The Lovebirds" por Nuno Reis

Bruno de Almeida regressa a casa

Cineasta da nova geração do cinema português, Bruno de Almeida é também um dos seus estrangeirados. Desde "A Dívida", curta-metragem que o lançou no Fantasporto - e a que ele próprio se referiu na sessão de encerramento do festival como a sua estreia em festivais – dirigiu, entre outros, dois filmes diametralmente opostos: "On the Run" numa linha próxima do mainstream do cinema americano e que uma eficaz distribuição comercial tornou conhecido, e num registo completamente diferente "The Art of Amália", um documentário sobre Amália e o fado, sobre Portugal e a saudade, visto pelo olhar de um português num exílio voluntário na América.
"The Lovebirds" marca o reencontro do realizador com Lisboa. De novo um olhar só possível por um emigrante luso em que Lisboa discretamente se assume como a personagem feminina principal, suplantando mesmo Ana Padrão. Mosaico de histórias que se desencontram mais do que se cruzam, o filme faz uma combinação inteligente de personagens americanas em situações portuguesas (Michael Imperioli e John Ventimiglia trouxeram ao filme marketing indirecto de "The Sopranos") e dois mitos de Portugal como são, cada um à sua maneira, Fernando Lopes e Joe Berardo e a pairar entre os dois a sombra de "Belarmino".

Num único filme temos vários tipos de amor mesclados, amor universal. O amor à primeira vista, de um norte-americano por uma portuguesa que vê no metro na véspera de voltar para os EUA. O amor de mãe, de uma futura mãe pela criança que carrega no ventre. O amor de fim-de-semana que une ocasionalmente um piloto de avião e uma designer de moda em quartos de hotel. O amor que mata, de um taxista russo por uma prostituta. O amor pelo trabalho de um arqueólogo melancólico que se recusa a sair da cova onde explora o passado numa metáfora à sua vida pessoal. As recordações de um amor passado que dividem dois vigaristas enquanto assaltam um apartamento chique. Um velho realizador a fazer um filme sobre boxe (Fernando Lopes foi uma revelação como actor a interpretar o realizador Fernando Lopes) a gerir um conflito entre a estrela e o verdadeiro pugilista que é demasiado orgulhoso para ser deixado KO numa das cenas. São histórias diferentes sobre amor, amizade e sobrevivência. É um "Love Actually" à portuguesa, com as nossas estrelas e filmado nos nossos cenários. Aqui Lisboa e os lisboetas não são um detalhe secundário, são o centro das atenções e muito mais apelativos que uma campanha Allgarve.

"The Lovebirds" é não só um grande filme como dos poucos motivos de orgulho que o cinema português nos deu nos últimos anos. Nesta história de histórias onde o amor é o fio condutor, os pássaros do amor a que o título faz referência são tão esquivos e frágeis como o próprio Amor. O que sobra é a saudade, a nostalgia de um tempo perdido e a vontade de viver. Com "The Lovebirds" todos esses nossos sentimentos são explicados tão bem que um estrangeiro apenas pode dizer "portuguese do it better".






Título Original: "The Lovebirds" (Portugal, 2007)
Realização: Bruno de Almeida
Argumento: John Frey, Bruno de Almeida
Intérpretes: Michael Imperioli, Ana Padrão, John Ventimiglia, Joaquim de Almeida, Drena De Niro, Nick Sandow, Rogério Samora, Johnny Frey, Marcello Urgeghe, Cleia Almeida, Fernando Lopes, Filipe Vargas, Dmitry Bogomolov
Fotografia: André Szankowski, Edmundo Díaz
Música: Camané
Género: drama
Duração: 83 min.
Sítio Oficial: http://www.arcofilms.com/lovebirds/

0 comentários: