30 de setembro de 2009

"Lesbian Vampire Killers" por Nuno Reis


Este foi daqueles filmes que não se percebe porque não fez o circuito dos festivais. Comédia de terror costuma resultar bem. Foi preciso ir ao Marché du Film para o ver, e era quase sessão única. Foi daquelas salas onde se viu claramente os principais festivais do fantástico representados. Apesar da sessão ter sido interrompida duas ou três vezes por falhas eléctricas causadas por sabotagem (enquanto eu assistia ao filme, manifestantes lançavam o pânico e bombas de fumo entre turistas e moradores) não se perdeu muito. Foi como assistir ao filme na televisão sujeito a intervalos: considerando o que nos espera quando o filme voltar a publicidade não parece má.

Como foi referido aqui há alguns meses este filme era daqueles que tinha no título a sua razão de existir. Lesbian. Vampire. Killers. Lendo essas palavras deduz-se logo que são lésbicas, são vampiras e são mortas por um machado. Então o filme será uma completa fantochada com muito humor e todo aquilo que ninguém mais se atreve a fazer no cinema moralmente correcto. Que mais pode um homem pedir?

Dois amigos em busca de um fim-de-semana longe da civilização e dos desaires amorosos vão dar, por um acaso do destino, a uma aldeia onde não há mulheres. A sorte não podia ser mais cruel. A caminho da pousada onde ficarão alojados cruzam-se com uma carrinha cheia de belas estudantes estrangeiras. A viagem começa a ficar melhor do que alguma vez sonharam. Tudo isso muda quando as vampiras lésbicas começam a atacar e a levar as melhores embora. Jimmy e Fletch terão de enfrentar os seus medos, confiar na velha profecia e, usando a Espada de Dildo, derrotar estas belas monstras.

Esta arrojada comédia britânica fica aquém de títulos recentes comparáveis. O início é muito convincente e a existência urbana da dupla sugere um bom filme. Assim que se fazem à estrada a qualidade começa a diminuir quase até ao mínimo possível. A história de vampiros de original só tem o serem lésbicas. A piada mais inteligente do filme é com implantes de silicone. É um inegável filme para adolescentes com uma excelente banda sonora de Debbie Wiseman.Se fosse pior era bom, assim é apenas mau.

Depois de ver percebi como escapou ao roteiro dos festivais e entrou directamente no circuito comercial. Dando tempo para as críticas se espalharem depressa ficariam sem público.

Título Original: "Lesbian Vampire Killers" (Reino Unido, 2009)
Realização: Phil Claydon
Argumento: Paul Hupfield, Stewart Williams
Intérpretes: Mathew Horne, James Corden, MyAnna Buring, Paul McGann
Fotografia: David Higgs
Música: Debbie Wiseman
Género: Comédia, Terror
Duração: 88 min.
Sítio Oficial: http://www.lesbianvampirekillersmovie.co.uk/

1 comentários:

Tiago Ramos disse...

Vi hoje a antestreia do filme. É de facto tão mau que até se torna bom. Ou vá, menos mau. Podia ser pior e assim menos mau, como dizes. Tem uma quebra de ritmo demasiado forte, tornando-o simplesmente rídiculo... Vê-se por puro gozo, mas não se percebe como foi para o circuito comercial. [E depois temos filmes como 500 Days With Summer que não estreiam no cinema...]