9 de fevereiro de 2006

"Rumor has It" por Nuno Reis

Esta semana a grande maioria dos espectadores estará a pensar em ir ver o rei das nomeações “Brokeback Mountain”, mas gostaria de referir uma alternativa. Também hoje estreia “Rumor Has It”, uma comédia inspirada no clássico “The Graduate”.

Sarah é uma trintona que volta com o noivo de New York até Passadela (Los Angeles) para assistir ao casamento da irmã mais nova. O regresso às origens traz de novo a estranheza que sente em casa, um problema de inadaptação à família e sensação de ser diferente. Quando a avó lhe revela um velho segredo, a mãe ter passado uma semana desaparecida antes do casamento, e um comentário do noivo a faz perceber que foi concebida antes do casamento dos pais decide investigar. Através de uma conversa com uma tia descobre que a vida da mãe se assemelha muito à de Elaine Robinson. Será a sua avó a Mrs. Robinson da canção? Será ela na realidade filha de “Benjamin Braddock”? Partindo do boato que diz ser o filme baseado numa família verdadeira, foi construído um novo argumento que homenageia o original mantendo um toque humano. Este filme narra a vida de uma mulher que usa o presente para conhecer o seu passado e acaba por destruir o futuro.

O elenco reunido é de luxo: Jennifer Aniston é a protagonista e o noivo é Mark Ruffalo. A irmã é interpretada por Mena Suvari e avó por Shirley MacLaine. O candidato a pai é interpretado por Kevin Costner. Richard Jenkins é o pai legal, tem alguns grandes momentos e merecia mais tempo no ecrã. Mark Ruffalo esteve bem em “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” mas depois não ficou bem em nenhum personagem. Aniston aguenta sozinha com o filme nos ombros mas a maior estrela é a veterana. MacLaine em “Bewitched” pegou numa personagem inesquecível (Endora) numa homenagem a Elizabeth Montegomery e à sua obra máxima, a feiticeira Samantha. Aqui a homenagem é à recém-falecida Anne Bancroft e à sua irresistível Mrs. Robinson. E tenho de dizer que tanto a actriz como o filme estão bem acima do que vimos em “Bewitched”.

Rob Reiner fez vários filmes que se tornaram clássicos. Depois de “When Harry Met Sally” e “Stand By Me” fez este filme que se escuda na magia de muitos clássicos (especialmente “The Graduate” e “Casablanca”) para tentar ser irrepreensível. O filme é agradável de ver, reactiva o suspense em vários momentos para manter o interesse e como comédia romântica cumpre os seus objectivos. Foi muito bem escolhida a semana de estreia pois inclui o Dia dos Namorados. Como pseudo-sequela está óptimo, muito melhor do que se fizessem uma sequela normal. Falha apenas na cena final ao cair em situações-tipo e piadas previsíveis. Mas isso não acontece com todos os filmes deste género?
Um conselho que devem seguir é ver/rever “The Graduate” antes de verem este filme. Torna muito mais fácil encaixar as histórias. Se não o fizerem antes irão fazê-lo na primeira oportunidade.



Título Original: "Rumor Has It" (EUA, 2005)
Realização: Rob Reiner
Intérpretes: Jennifer Anniston, Kevin Costner, Shirley MacLaine, Mark Ruffalo
Argumento: Ted Griffin
Fotografia: Peter Deming
Música: Marc Shaiman
Género: Comédia/Drama/Romance
Duração: 96 min.
Sítio Oficial: http://rumorhasitmovie.warnerbros.com/

0 comentários: