18 de setembro de 2008

"Nim's Island" por Nuno Reis


Nem sempre os grandes heróis são o que aparentam ser e muitas vezes é nas pessoas normais que se descobre o verdadeiro heroísmo. Este filme é sobre isso mesmo. Um herói que é cobarde, uma criança que encara os inimigos sem receio e um pai que enfrenta as diversidades sem pestanejar.

Nim tem tudo. Vive numa ilha paradisíaca com animais muito amigáveis, o pai adora-a, vivem longe dos problemas do mundo e, além do barco que os abastece ocasionalmente, apenas um computador os liga ao exterior. Nesta mini-sociedade são felizes.
Às vezes Nim tem um motivo para invejar o resto do mundo. Quando recebe um livro de Alex Rover, o maior aventureiro do planeta, lamenta estar tão longe da acção. Um dia o pai sai para o mar em busca de um protozoário e é apanhado por uma terrível tempestade. Nim fica sozinha na ilha e subitamente Alex Rover manda-lhe um mail. Mesmo estando distante é uma companhia que maravilha a pequena.
Apesar de toda a sua coragem Nim é apenas uma criança e há limites para o que consegue fazer. Pode escalar vulcões e cozinhar, mas quando corsários invadem a ilha vai precisar da ajuda do seu herói. Só que o Alex Rover com quem ela fala não é quem ela imagina. É Alexandra Rover, a escritora agorafóbica que criou a personagem. Alexandra e Nim irão viver a maior aventura das suas vidas.

A jovem Breslin sozinha conseguia manter o filme interessante. Foster não está tão divertida como a personagem pedia e Butler tem momentos de overacting. Essas duas personagens servidas em doses pequenas ajudam a quebrar a monotonia, mas pouco mais. Tirando a enorme vontade que os guia até Nim são pessoas sem nada de especial. Já da protagonista não pode ser dito o mesmo. Tanto é uma criança inocente como uma guerreira impiedosa. Esta situação mista entre "Blue Lagoon" e "Home Alone "exigia profissionalismo e a actriz esteve à altura. Não é por aqui que consegue a segunda nomeação para Oscar, mas não desilude os fãs.
Os cenários idílicos podiam ter sido melhor fabricados, de forma a não se parecerem tanto com uma colagem de uma criança. Também a montagem podia ter Sido mais cuidada para não deixar por resolver algumas coisas que foram sendo mostradas ao longo do filme. Então o final parece muito feito à pressão. É demasiadamente rápido a chegar e a terminar. Parece desenquadrado de tudo o que foi visto antes.
Contada como uma história infantil, esta lição de vida agradará a um vasto público que encontrará aqui entretenimento e fantasia.


Título Original: "Nim's Island" (EUA, 2008)
Realização: Jennifer Flackett, Mark Levin
Argumento: Jennifer Flackett, Mark Levin, Joseph Kwong, Paula Mazur (baseados no livro de Wendy Orr)
Intérpretes: Abigail Breslin, Jodie Foster, Gerard Butler
Fotografia: Stuart Dryburgh
Música: Patrick Doyle
Género: Aventura, Comédia, Família
Duração: 96 min.
Sítio Oficial: http://www.nimsisland.com/

0 comentários: