7 de setembro de 2008

"Teeth" por António Reis

Encerrar MotelX com "Teeth" é apostar num público que esteja entusiasmado e bem-disposto, capaz de encaixar num filme de terror em tom de comédia. Costuma dizer-se que a brincar se dizem coisas sériaas e Teeth é um caso evidente em que o aforismo tem sentido.

A vaga de moralidade e de culto da castidade pré-nupcial que invade uma América onde os ideais neo-conservadores são dominantes, combina-se com o mito clássico da castração a que a psicanálise deu fundamentação científica. Se "Teeth" for visto num registo exclusivo de comédia é um daqueles casos de filme para adolescentes, cheio de referências brejeiras e de segundas intenções. Neste sentido é um filme de fácil digestão que deixa os espectadores satisfeitos na sua simplicidade narrativa. Se o objectivo é pensá-lo como filme de terror "Teeth" inscreve-se na noção do "terrir", dado que o terror do filme é apenas a sugestão da castração associada a um sexo fora do casamento. A Vagina Dentata torna-se assim a personagem principal e como o argumentista/realizador desconfia dos dotes intelectuais do seu público, não se esquece de nos esclarecer da tradição desta curiosidade mitológica.
"Teeth" é assim a antítese de "Cherry Falls": em "Teeth" o sexo é castigado enquanto em "Cherry Falls" é a virgindade que causa a morte pelo que o sexo é a salvação. Como se comprova o sexo seja explícito ou apenas sugerido é sempre uma receita de sucesso.

A ambiguidade moral do filme tanto permite agradar aos adolescentes mais inconscientes e moralmente mais conservadores, como permite que os adeptos desse sub-genero de terror que é a comédia de terrir vejam com humor ou condescendência este filme que afinal é um bom encerramento para a silly season e se enquadra bem no espírito jovem do MOTELx.
Uma leitura mais crítica e cuidadosa sobre "Teeth" far-nos-ia reflectir sobre esta dualidade que se tornou um dilema entre uma sociedade sexualmente liberta e o retorno a ideais aparentemente retógrados. Mas "Teeth" não é o filme mais adequado para grandes psicanálises nem MOTELx o festival dos enquadramentos teóricos da crítica cinematográfica.

Título Original: "Teeth" (EUA, 2007)
Realização: Mitchell Lichtenstein
Argumento: Mitchell Lichtenstein
Intérpretes: Jess Weixler, John Hensley
Fotografia: Wolfgang Held
Música: Robert Miller
Género: Comédia, Terror
Duração: 94 min.
Sítio Oficial: http://www.teethmovie.com/

0 comentários: