5 de setembro de 2008

"À L’Intérieur" por Nuno Reis

Amor de mães e medo de morte

Em "À L’Interieur" temos um incrível exemplo de como fazer um trabalho tirado directamente do manual para o filme de terror. Nenhum noite é mais solitária que a Consoada e nada é mais assustador que uma casa vazia numa zona deserta. Para ser ainda mais perturbador que tal usar uma grávida como vítima? E se o medo não depender de criaturas do fantástico a imaginação facilmente nos coloca naquela situação pelo que o terror parece ainda mais real, mais próximo e mais perigoso...

Sarah é uma fotografa que perdeu o namorado há pouco tempo e vai passar a noite de Natal sozinha. Esse isolamento preocupa os amigos que se revezam para a acompanhar e vigiar, especialmente porque no dia seguinte irá dar à luz. Durante a noite uma intrusa invade a casa e tentar tirar o bebé do ventre de Sarah. A futura mãe luta horas a fio pela sua sobrevivência e pela da criança, mas sempre que um visitante lhe traz esperança um novo banho de sangue irá causar ainda maior horror.

Foi um filme poupado em recursos materiais e humanos. A maioria da acção desenrola-se numa casa, numa divisão de cada vez e normalmente envolve apenas as duas actrizes. Tudo o resto é conseguido criando um ambiente muito tenso e com recurso à maior estrela dos filmes de terror: o sangue. O encadeamento de situações está muito credível e as situações sucedem-se a um ritmo alucinante que não dá tempo para pensar. Se o nervoso causa riso, algumas cenas gore são propositadamente para rir, mas sempre sem perder credibilidade ou emoção. Muito perturbador e nada recomendado a quem pretenda engravidar.

Uma nota interessante sobre o filme é ser uma estreia para ambos os realizadores. Não se nota nenhuma inexperiência, mas sim um enorme talento. Não só se quer que façam mais filmes como quase se exige! O cinema precisa de artistas assim.


Título Original: "À l'intérieur" (França, 2007)
Realização: Alexandre Bustillo, Julien Maury
Argumento: Alexandre Bustillo
Intérpretes: Beatrice Dalle, Alysson Paradis
Fotografia: Laurent Barès
Música: François Eudes
Género: Terror, Thriller
Duração: 83 min.
Sítio Oficial:NA

0 comentários: