3 de outubro de 2003

"The League of Extraordinary Gentlemen" por Nuno Reis






Quando Londres é atacada, os ingleses acusam a Alemanha e quando a Alemanha é atacada eles acusam os ingleses... aquilo que é um perigoso rastilho para um Guerra Mundial é a forma que o "Fantasma" arranjou para vender as suas incríveis armas a nações em pânico, lançadas numa corrida às armas por ele próprio utilizadas para criar o caos. Entre essas armas encontram-se armaduras leves, tanques pesados, metralhadoras e brevemente surgirão outras, que actualmente são vulgares mas no século XIX eram inimagináveis.
A única forma encontrada pelos britânicos para deter esse confronto é voltar a formar uma Liga, composta pelos indivíduos mais... invulgares dessa geração. Aqui é que os contos se tornam realidade e o responsável pela missão, de seu nome "M" (dos filmes James Bond), convoca Alan Quatermain ("As Minas do Rei Salomão"), Mina Harker ("Drácula"), Capitão Nemo ("20000 Léguas Submarinas", "A Ilha Misteriosa") e Rodney Skinner (que assaltou Hawley Griffin de "O Homem Invisível"). Esse grupo terá de juntar às suas fileiras Dr. Henry Jekyll/Jack Hyde que estão à solta em Paris ("O Médico e o Monstro"), e o curioso Dorian Grey ("O Retrato de Dorian Grey"). A essa super equipa junta-se o agente americano Tom Sawyer ("As Aventuras de Tom Sawyer").




O filme começa com um pouco de violência excessiva mas aos poucos ela atinge um nível normal para um filme de acção. A história passa-se em Londres, Paris, Veneza, Alemanha, Mongólia e Quénia. As referências à literatura são abundantes, desde cartazes que se referem aos autores do livro até frases de Allan Poe, o Fantasma usa a máscara do "Fantasma da Ópera", Quatermain diz ser mais lento que Phileas Fogg ("A Volta ao Mundo em 80 Dias") e quanto ao vilão considero ser uma agradável surpresa para quem conhecer o livro em que o chamam "a maior mente criminosa do nosso tempo", mais não digo...
Os efeitos visuais estão bem conseguidos e abundam, em termos de qualidade deixam pouco a desejar mas são os suficientes para surpreender e convencem. Quanto às personagens devo dizer que o filme tem alguns minutos cansativos, são todos lendas vivas logo todos sabem tudo acerca dos outros e nós vamos observando o que se passa com eles num ambiente fechado (Nautilus) onde os problemas e as acusações surgem. De destacar o papel conjunto do exército de Nemo que é composto por pessoas vulgares mas que também arriscam a vida para salvar o mundo. No final todos os cavalheiros arranjam um adversário à sua altura, o destino do mundo depende do desfecho desse combate e como é óbvio o Bem vence.




Sean Connery, à semelhança de Quatermain, a sua personagem, lidera uma incrível equipa de artistas, Stuart Townsend (Lestat de "Queen of the Dammed") é Dorian Grey, Peta Wilson (A Nikita da série "La Femme Nikita" actualmente transmitida na RTP2) é Mina Harker, Shane West ("Dracula 2000", "A Walk to Remember", "Get Over It!") é o jovem Tow Sawyer e Richard Roxburgh (o Duque de "Moulin Rouge!") é "M". Os outros actores na sua maioria já tinham trabalhado com o realizador Stephen Norrington ("Blade") em filmes passados.
Pouco mais posso dizer acerca do filme, para o apreciar totalmente é preciso ter uma pequena bagagem literária mas mesmo quem não a tenha rapidamente conhece as personagens e descobre todos os seus pontos fortes e fracos, aquilo que as torna imprescindíveis para a equipa e o que as torna um perigo no seio dela. Nenhum deles gostaria de ter de lutar contra um dos outros mas isso poderá acontecer. A cena final do filme posso dizer que termina no segundo certo e pelas pistas deixadas no filme é provável que se faça a sequela, se for como no livro, será contra os Marcianos de "A Guerra dos Mundos".





Título Original: "The League of Extraordinary Gentlemen" (EUA, 2003)
Realizador: Stephen Norrington
Intérpretes: Sean Connery, Naseeruddin Shah, Shane West, Stuart Townsend e Peta Wilson
Argumento: Alan Moore, Kevin O'Neill e James Dale Robinson
Fotografia: Dan Laustsen
Música: Trevor Jones
Género: Ficção Científica / Acção
Duração: 110 min
Sítio oficial: http://www.leagueofextraordinarygentlemen.com/

0 comentários: