2 de julho de 2004

"Plots With a View" por Nuno Reis


Ano e meio depois da ante-estreia nacional no Fantasporto, chega agora ao circuito comercial "Plots With a View", uma comédia negra com Alfred Molina, Christopher Walken e Naomi Watts entre outros.
A acção do filme desenrola-se na pacata aldeia de Wrottin-Powys, no País de Gales, onde Boris Plots (Molina), o dono da agência funerária, vê surgir concorrência americana. Enquanto que na Plotz Funeral Homes os enterros seguem os rituais religiosos como manda a tradição, na agência de Frank Featherbed (Walken) os enterros são bastante mais divertidos proporcionando espanto aos espectadores do funeral e riso aos espectadores do filme.
Para complicar ainda mais a situação, Boris desde sempre amou Betty (Brenda Blethyn) que por imposição dos pais acabou casada com Hugh Rhys-Jones (Robert Pugh), o actual presidente da câmara. Quando morre a mãe do presidente é Betty quem tem de preparar o funeral pois o seu marido só pensa na secretária (Watts) e portanto dirige-se à Plots. A proximidade causada pela infeliz situação faz com que a chama reacenda e eles acabam por planear fugir, tendo para isso de enganar a (ainda) conservadora aldeia. O modo de Frank ensinar Delbert (Lee Evans está muito bem), os pensamentos de Boris, e os planos loucos destes dois profissionais, superam de longe as expectativas.
Brenda Blethyn está em grande e volta a mostrar o seu lado romântico num filme e num papel que parecem demasiado pequenos depois de "Secret & Lies" de Mike Leigh, "Little Voice" de Mark Herman e "Saving Grace" de Nigel Cole a terem feito vencer o troféu de interpretação em Cannes, ter duas nomeações nos BAFTA, outras tantas para os Oscars, e três nomeações para os Golden Globes entre muitos outros (além de Cannes venceu um Globe e um BAFTA).
Christopher Walken tem um papel que fico tentado a considerar o mais divertido da sua carreira recente e como sempre não desilude. Molina com o seu ar triste imediatamente trocado por um de apaixonado, e a mudança entre dedicação ao trabalho e dedicação ao seu único amor, fazem com que goste do seu papel mais pela personagem que pela interpretação.
Os restantes actores são bastante secundários e não merecem destaque exceptuando Naomi Watts que fez aqui o único papel entre o filme que a revelou, "Mulholland Drive", e o que a lançou para a fama, "The Ring".
Não é a estreia da semana por competir com "Shrek 2" e "My Life Without Me", dois dos melhores filmes actualmente em exibição.

Título Original: "Plots Woth a View" (Reino Unido, 2004)
Realizador: Nick Hurran
Intérpretes: Alfred Molina, Brenda Blethyn, Christopher Walken, Naomi Watts
Argumento: Frederick Ponzlov
Fotografia: James Welland
Música: Rupert Gregson-Williams
Género: Romance/Comédia Negra
Duração: 94 min
Sítio Oficial: http://www.plotswithaview.com

0 comentários: