23 de abril de 2005

"Assault on Precinct 13" por Nuno Reis



Em 1970 Carpenter fez o seu primeiro filme, uma curta metragem. Alguns anos depois começou uma série de filmes de terror que já pertence à história do Cinema. Mas quais foram os filmes feitos antes de "Halloween" e "Christine"? Foram a comédia de ficção-científica "Dark Star" e um filme muito violento entitulado "Assault on Precinct 13". Este último foi novamente filmado, desta vez por um francês com dez anos de carreira e apenas mais três obras, a primeira foi nomeada para o César de melhor primeira obra e venceu o festival de Avignon.
A história desenrola-se numa esquadra em fim de vida, dois agentes e uma secretária aguardam pacientemente pela meia-noite que encerrará oficialmente o edifício e o ano mas, sob uma enorme tempestade, nada corre como previsto. Um veículo que transportava prisioneiros (porquê transferi-los logo nessa noite?) é informado pela central que o caminho está bloqueado e que terá de procuar abrigo na esquadra mais próxima, precisamente a 13ª. Para cúmulo dos azares um dos prisioneiros transportado, Lawrence Fishburne, é dos maiores criminosos da cidade e tem muita gente interessada nele, uns que o querem libertar e uns que o querem matar. Este filme é sobre os segundos.
Na esquadra os celebrantes são o Tenente Jake Roenick (Ethan Hawke), o agente Jasper O'Shea (o veterano Brian Dennehy) e a secretária ninfomaníaca Iris Ferry (Drea de Matteo, Adriana em "The Sopranos"). Alex (Maria Bello), a psiquiatra do primeiro, também lá está retida pela tempestade. Do veículo saem dois agentes e meia dúzia de prisioneiros, depois do primeiro ataque e tendo morrido esses dois os sobreviventes terão de, em conjunto, defender o edifício até ao amanhecer.
Clássicas situações como o excesso de nervos, o problema de confiar armas a criminosos e uma personagem habitual e o "polícia prestes a entrar na reforma que corre risco de vida" que já não via desde... "36, Quai des Orfévres" há um mês atrás e o transtorno obcessivo-compulsivo que foi usado durante anos mas só me lembro de ter visto nomeado neste e em "Elektra".
Gabriel Byrne está bem no seu papel de vilão apesar de ter preferido vê-lo em "Vanity Fair", em ambos merecia uma personagem um pouca mais complexa e com mais tempo no ecrã. Em relação aos demais destaque para Fishburne que já se libertou totalmente de Morpheus e para Ethan Hawke que continua a alternar o bom com o mau, como este "Assault..." foi o mau do ano o próximo, "Lord of War" com Nicolas Cage e Bridget Moynahan, deve ser o bom.





Título Original: "Assault on Precinct 13" (EUA, França 2005)
Realizador: Jean-François Richet
Intérpretes: Ethan hawke, Lawrence Fishburne, Drea de Matteo, Maria Bello, Gabriel Byrne, Brian Dennehy e John Leguizamo
Argumento: James DeMonaco baseado no filme de John Carpenter
Fotografia: Robert Gantz
Música: Graeme Revell
Género: Acção/Drama/Thriller
Duração: 109 min
Sítio Oficial: http://www.ap13movie.com/

0 comentários: