9 de outubro de 2005

“The 40 Year-Old Virgin” por Nuno Reis



Um título assim sugere obviamente um filme sobre sexo. Andy é um homem de quarenta anos que os colegas de trabalho descobrem ser virgem. O que eles três sentem por ele é um misto de compaixão com uma louca vontade de ajudar e este filme retrata as peripécias por que passam. Desde sugestões de quem deve procurar, até o que deve fazer e dizer, tentam tudo para que ele perca a virgindade. Tudo excepto deixá-lo sossegado. Remodelam-lhe a casa, depilam-no, oferecem-lhe uma colecção incrível de pornografia, tudo sem sucesso.
Em “40 Days, 40 Nights” um jovem irresistível garante ser capaz de viver algum tempo sem sexo. Há medida que o tempo passa cada vez acredita menos nisso mas cada vez tem mais adeptos a seguir o seu exemplo ou pelo menos a apoiar essa campanha. Nesta nova versão Andy não é desejado por todas as mulheres, Andy nem sequer é muito atraente, Andy é apenas um homem calmo que vive tranquilo e que tem uma mudança radical no seu estilo de vida. Este virgem de 40 anos também se acostumou a viver sem sexo e também tem meio mundo a tentar que faça sexo enquanto outros começam a pensar seriamente em fazer o mesmo.
O filme não discute seriamente o sexo, não apresenta informações, não tenta explorar ao limite a comédia relacionada com o tema como o fez “American Pie”, é apenas o retrato de um homem diferente da maioria. Com muitas referências à cultura americana nota-se que é um filme sobre um indivíduo que pode existir em qualquer lugar e que existem sem dúvida milhares assim. Um homem que deixou passar a oportunidade e que desistiu de ter sexo com medo da primeira vez.
A dúvida que muitas pessoas, de ambos os sexos, têm antes da sua primeira vez é se deverá ser com a pessoa que amam ou se deverá ser apenas para ganhar prática para que a primeira vez com a pessoa amada corra melhor. Este filme discute o tema de forma mais adulta que os filmes de adolescentes mas com uma personagem igualmente simpática e credível. Repito que o filme é mais adulto, não é uma louca comédia adolescente. Apesar de ser apreciado por todos terá mais impacto nos jovens adultos, quando o sexo ainda é importante mas não é um dos objectivos principais da existência.
Os espectadores têm o direito de esperar um final louco, e é quase isso que se tem. É bastante diferente e é divertido mas não é tão arrojado que mereça distinção do resto do filme. Não fecham com chave de ouro mas pelo menos douram a chave. Faltou um toque de génio que se distinguisse, perdendo a classe manteve o espírito, o espectador fica satisfeito.





Título Original: “The 40 Year Old Virgin” (EUA, 2005)
Realizador: Judd Apatow
Intérpretes: Styeve Carell, Catherine Keener, Paulk Rudd, Romany Malco e Seth Rogen
Argumento:Judd Apatow e Steve Carell
Fotografia: Jack N. Green
Música: Lyle Workman
Género: Comédia Romântica
Duração: 116 min
Sítio Oficial: http://www.the40yearoldvirgin.com

1 comentários:

David Santos disse...

hmmmmmmm
depois de pronto da comedia mediana do fura casamentos com receio de ir ver este