6 de outubro de 2005

As pequenas grandes estrelas de ontem e de hoje




Aproveito ter falado dos actores de amanhã para falar um pouco do tema. É certo que outras crianças atingiram a fama e a oscarizada Anna Paquin provou que por muito jovem que seja o actor pode fazer muito pelo filme. No terror temos vários nomes: Christina Ricci, Winona Ryder e, em “Interview with the Vampire”, Kirsten Dunst e Thandie Newton. Ryder e Dunst foram irmãs em “Little Women” onde outros nomes surgiram, Claire Danes e Christian Bale são os mais sonantes.

Entre as actuais estrelas adultas muitas cresceram no meio, Donald Sutherland, Kirk Douglas, Janet Leigh e Zsa Zsa Gabor tiveram herdeiros que seguiram e bem essa carreira, Jon Voight e Bruce Paltrow, foram realizadores que viram as filhas ultrapassarem-nos em fama. Ter um nome de família como Coppola, Fonda ou Barrymore é garantia de talento.

Leonardo di Caprio e Eliza Dushku já foram irmãos no filme “This Boy’s Life”. Michael J. Fox é um comediante ímpar que na sua curta carreira nos deixou vários títulos inesquecíveis. Matthew Broderick destruiu carros em “Freddie Bueller’s Day Off” e evitou a guerra mundial em “War Games”. Natalie Portman dez anos antes do Golden Globe já tinha feito excelente representações onde se incluem “Léon”. Mesmo uma das últimas estrelas a acender-se em Hollywood, Scarlett Johansson, já foi apenas uma menina com medo em “Just Cause”.

Vendo as crianças mais recentes, Haley Joel Osment está a fazer a transição para personagens mais velhas, a família Culkin continua a enviar novas promessas para os ecrãs, e ainda mais três miúdos garantem que no futuro haverá bons actores: Cameron Bright, Dakota Fanning e Frankie Highmore.





Deixo algumas perguntas para os nossos leitores, espero que comentem e que, nostalgicamente revejam grandes filmes.


Henry Thomas e Thomas Howell foram dois dos talentos que se perderam estando agora relegados para filmes de menor orçamento que às vezes nem chegam aos cinemas. De entre as entretanto desaparecidas de quais sentem mais saudades?

Foram ditos alguns nomes de crianças que actualmente representam melhor que muita gente grande mas essa lista está longe de ficar incompleta, quais as novas promessas para o futuro?

Tirando “Aniki Bobo”, “Jaime” e mais recentemente “André Valente” e “Alice”, personagens que dão nome a bons filmes, em Portugal poucas vezes se confiou num actor jovem para fazer um papel importante. De que forma isso irá mudar com as novas séries televisivas que cada vez mais obrigam as crianças a um treino constante em representação?

E.T.”, “Bugsy Malone”, “The Goonies”, “Paper Moon” … Quais os melhores filmes com crianças?

3 comentários:

Nuno disse...

Lembro-me de um programa (penso que o MTV Movie Awards) em que foi feita uma homenagem aos actores do "Breakfast Club".
Esses não se tornaram estrelas mas viram o filme ser homenageado vinte anos depois.

É bom ver que muitos actores ainda sentem orgulho dos seus primeiros papeis, quando não representavam por dinheiro ou fama mas sim por diversão e com vontade de aprender.

Nuno disse...

O elevado número de comentários publicitários obrigou-me a alterar o sistema como são submetidos os comentários sendo agora obrigatório escrever a palavra que aparece em baixo.

Desculpem o incómodo mas é melhor do que ler 5 comentários por artigo sobre produtos milagrosos não relacionados com cinema.

David Santos disse...

Conta Comigo do Reiner
Os Exploradores do Joe Dante