20 de outubro de 2005

"The Longest Yard" por Nuno Reis


À semelhança de muitos filmes anteriores, em “The Longest Yard” uma estrela do desporto é presa depois de um escândalo relacionado com adulteração do resultado. Na prisão terá de treinar uma equipa de prisioneiros contra a equipa dos guardas. Neste remake vez o atleta é Adam Sandler e o desporto é o futebol americano.
O director da prisão para onde é enviado é fã de futebol e pretende ser campeão para melhorar as suas hipóteses de ser eleito governador. Para o efeito consegue a transferência de Paul Crewe, um quarterback que terminou a carreira com um escândalo, pretendendo extrair-lhe conselhos de forma a ter uma equipa imbatível. Paul sugere que se organize um jogo fácil, de preparação, contra os prisioneiros. Motivado pelo desafio Paul acaba a fazer uma recolha dos piores indivíduos que a prisão alberga para que a força deles (e a raiva que sentem contra os guardas) os leve à vitória. De resto, o filme não tem mais história, passam uma hora do filme a treinar e a recrutar e vinte minutos a jogar. Ocasionalmente há uma boa piada mas isso é a excepção à regra, a maioria do filme é apenas para ver homens grandes e maus a rosnar ou homens afeminados a dançar.
O treinador da equipa é Burt Reynolds, a interpretar um jogador veterano que também está preso. Os jogadores – guardas e prisioneiros – de maior tamanho são celebridades da Wrestling, onde mais iriam arranjar pessoas para o papel? Sandler está acompanhado de alguns dos seus parceiros habituais da TV, Chris Rock e Rob Schneider por exemplo. James Cromwell depois de ter dirigido a prisão de “The Green Mile” tem agora uma missão bem pior provando que personagens sérias em comédias são difíceis de criar. William Fitchner tem mais um papel que é preferível ignorar. De todas as personagens o pior papel é sem dúvida o de Reynolds mas Rock, com tanta personagem igual de filme para filme, já é demasiado monótono.





Título Original: “The Longest Yard” (EUA, 2005)
Realizador: Peter Segal
Intérpretes: Adam Sandler. Chris Rock, Burt Reynolds, William Fitchner e James Cromwell
Argumento: Albert S. Ruddy adaptou o argumento de Tracy Keenan Wynn
Fotografia: Dean Semler
Música: Teddy Castellucci, Brian Johnson, Angus Young, Malcolm Young
Género: Comédia, Desporto
Duração: 113 min
Sítio Oficial: http://www.longestyardmovie.com

2 comentários:

Sam disse...

A propósito desta crítica, só me ocorre perguntar: como foi capaz Adam Sandler de pontificar uma performance tão boa em PUNCH-DRUNK LOVE, título que demonstrou haver ali Actor, e andar a esbanjar talento em produtos como este? Há coisas que não dão para entender...

Cumprimentos cinéfilos

Nuno disse...

Normalmente a resposta seria USD.

Desta vez foi porque, o filme original era um dos seus preferidos e Sandler quis fazê-lo.