27 de outubro de 2005

”Ils se Marièrent et Aurent Beaucoup d’ Enfants” por Nuno Reis



Nesta semanas que sucedem (ou entecedem, de acordo com a região) a Festa do Cinema Francês tem havido bastantes estreias de filmes desse país. Para quem já viu “Les Poupées Russes” e como é a vida dos jovens apaixonados, este filme é perfeito pois mostra o que vem depois do casamento. A história centra-se num trio de amigos, Vincent, Georges e Fred. Vincent ama a mulher e a amante, Georges tem diversos problemas conjugais e nenhuma amante, por último, Fred é solteiro mas tem muitas amantes.
Vincent tem uma vida perfeita com a mulher Gabrielle e o filho do casal mas passa muitas horas (e frequentemente a noite) com uma massagista. George não suporta as atitudes feministas de Nathalie, apesar de terem um filho pouca importância dão ao bom ambiente familiar e as discussões aos gritos são constantes. Fred é o exemplo que ambos admiram por ter todas as mulheres que quer, secretamente ele é que os idolatra pois desejava a estabilidade e conforto de ter uma família. O filme acaba por se limitar a Vincent e Gabrielle menosprezando os demais, é justo visto que é o realizador/argentista que interpreta Vincent.

As diversas reuniões dos amigos terminam sempre com conversas sobre a mulher ou a falta dela. Esta partilha de experiência acaba por ser apenas uma exteriorização de alguns dos pensamentos que tiveram durante os últimos dias, sendo a capacidade de interpretação do espectador a melhor referência daquilo que eles realmente sentem. Todas as situações são encaradas de forma cómica ou ligeira tornando este drama romântico suficientemente agradável. Desenrola-se essencialmente em Paris e muitas vezes em ambientes familiares pois adultos com família já não têm tanta liberdade. Um filme interessante e divertido que mostra aquilo que sucede depois do casamento, quando a rotina começa a ofuscar a paixão e um homem se apercebe que trocou todas as mulheres do mundo por uma só. Só é pena o ponto de vista feminino não ter o mesmo destaque.
Uma curiosidade: Johnny Deep num pequeno papel ainda antes de ser Willy Wonka sobe aos céus num elevador de vidro.










Título original:Ils se marièrent et eurent beaucoup d'enfants” (França, 2004)
Realizador: Yvan Attal
Intérpretes: Yvan Attal, Charlotte Gainsbourg, Alain Chabat, Alain Cohen
Argumento: Yvan Attal
Fotografia: Rémy Chevrin
Música: Christian Chevalier, Brad Mehldau
Género: Comédia/Drama/Romance
Duração: 100 min.
Sítio oficial: http://www.ilssemarierent-lefilm.com/

0 comentários: