6 de outubro de 2005

"Sky High" por Nuno Reis

Desde sempre que a Disney tem feito filmes para crianças e muitos deles sobre crianças. Muitos dos actores e actrizes mais célebres da actualidade estão rotulados como miúdos Disney, uma escola que vem formando gerações de talentosos actores. Se entre as actuais estrelas adolescentes se encontram nomes como Hillary Duff e Lindsay Lohan, já em tempos Joshua Jackson, Jodie Foster e Sean Astin entre muitos outros foram jovens protagonistas de filmes Disney.
Chegou a hora de uma nova fornada ser lançada e a forma escolhida foi com super-poderes. Se em “Up, Up, and Away!” e “The Incredibles” já havia famílias de super-heróis, porque não criar uma escola onde os filhos deles sejam ensinados? Não é Hogwarts mas quase, é “Sky High”, a escola onde se formam os heróis. Matt é o filho dos dois maiores heróis de sempre e vai entrar para a escola dos heróis onde o ensinarão a maximizar os seus poderes e a usá-los para o bem. O único problema é que Matt não tem nenhum poder. Relegado para a turma dos adjuntos, aqueles que não têm poderes suficientes para serem heróis, irá enfrentar todos os problemas que um adolescente normal tem numa escola normal. Mas quando temos por inimigo alguém que lança fogo com as mãos e não temos poderes para enfrentá-lo… convém saber escondermo-nos ou, pelo menos, fugir muito depressa.
Não sendo uma nova perspectiva sobre os heróis, é acima de tudo um filme que discute comportamentos e atitudes no liceu através de metáforas: os heróis são os alunos populares, os adjuntos de herói são empecilhos que muitos gostam de massacrar ou fazer sentir como inferiores. Matt é o clássico adolescente problemático, alguém de quem os pais esperam muito e que não se sente capaz de nada, que tenta ser aceite pelos heróis para finalmente descobrir que os adjuntos são tão importantes como os heróis e que deve sentir-se orgulhoso por ter amigos verdadeiros, independentemente do que os outros pensem.
Os actores adultos são conhecidos, Kurt Russell, Kelly Preston e Bruce Campbell. Os alunos incluem diversos rostos de séries e tele-filmes Disney. Os efeitos especiais são suficientemente bons para não criticar. O argumento é exactamente o que seria de esperar de um filme passado numa escola. Como todos os bons filmes Disney consegue prender o público, é fácil de perceber e acompanhar, é divertido e transmite bem a moral. Mesmo sendo previsível tem dois detalhes que não são bem explicados mas no meio de tanta acção não interessam. Pelos actores nota-se que foi um filme divertido de fazer e, ainda mais importante, é divertido de ver. É um filme para crianças? É daqueles filmes feitos especificamente para um público infanto-juvenil mas que qualquer pessoa pode ir ver e gostar. Filmes para toda a família é a definição da magia Disney e felizmente ainda conseguem (de vez em quando) fazer um filme assim.




Título Original: "Sky High" (EUA, 2005)
Realizador: Mike Mitchell
Intérpretes: Michael Angaramo, Danielle Panabaker, Kurt Russell, Kelly Preston, Bruce Campbell
Argumento: Paul Hernandez, Robert Schooley, Mark McCorkle
Fotografia: Shelly Johnson
Música: Michael Giacchino
Género: Acção, Aventura, Comédia
Duração: 100 min
Sítio Oficial: http://disney.go.com/disneypictures/skyhigh/

1 comentários:

David Santos disse...

mais um filmezinho simpatico da Disney para a familia
o habitual...